Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

14
Ago20

Um passo atrás no desperdício zero

(Imagem retirada daqui)

          A minha caminhada nos caminhos do desperdício zero está muito lenta e isto do Coronavírus fez com que desse um enorme retrocesso nesta minha caminhada. Admito que ainda nem perto estava de conseguir atingir os meus objectivos devido a várias questões, tempo para produzir os meus próprios produtos e até os custos dos produtos em vidro ou que exigem menos plástico. Ainda estava longe de chegar ao patamar pretendido, mas a chegada desta pandemia fez-me dar um passo atrás o que me incomoda bastante. 

         Já tinha deixado os sacos de plástico de lado na minha vida, com excepção do talho e peixaria, utilizava os meus próprios sacos para as compras e frutaria e tinha bastante orgulho nisso. Com a chegada deste vírus voltei a utilizar os sacos de plástico para evitar lava-los porque são de rede e o Continente Online já não aceita a devolução dos seus sacos de plástico. Estava tão habituada a não ter sacos de plástico em casa que já não sei bem o que lhes fazer. 

         Numa fase inicial desta pandemia ainda recorri a luvas descartáveis, finalmente decidi deixar de as utilizar nos últimos meses, mas durante algum tempo esse factor incomodou-me. Tudo o que é descartável voltou a estar em cima da mesa e o caixote do lixo apenas aumentou, tudo com diferentes tipos de plástico e alguns deles não recicláveis.  Este factor tem-me incomodado bastante, ao mesmo tempo que quero diminuir o plástico na minha vida, também quero impedir o máximo possível do vírus entrar em minha casa. Evitamos utilizar máscaras descartáveis, as luvas já deixaram de o ser, mas tenho reparado que em pequenas coisas voltamos a cair nos hábitos antigos. 

       Desde junho de 2019 que pouca coisa mudou. Os microplásticos desapareceram da nossa rotina de higiene pessoal, mas o detergente da máquina da louça ainda se mantém e sinceramente não sei se tão cedo se modificará. De resto, nada mudou e a sensação que tenho é que só piorou... Serei só eu?

2 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec