Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

04
Dez20

Um ano mais verde cá em casa

(Imagem retirada daqui)

       Um dos meus objectivos pessoais de 2020 era diminuir o lixo cá de casa, passinho a passinho quero tornar-me mais ecológica. Os objectivos já tinham sido traçados em junho de 2019 e apesar das coisas terem acontecido de forma lenta, lá foram acontecendo e chego a Dezembro de 2020 com a sensação de que foram feitas algumas mudanças positivas cá em casa.

     É verdade que a chegada de uma pandemia, tão inesperada, veio obrigar-me a fazer alguns retrocessos, nomeadamente na utilização de sacos de plástico, mas até nesse aspecto já consegui implementar algumas alterações. Aqui em casa usamos sempre máscaras de tecido certificadas pelo Citeve, e até fazemos o nosso próprio gel desinfectante para diminuir o número de embalagens utilizadas. Se ainda existem pequenos retrocessos, acho que são realmente consequência desta pandemia, tirando isso acho que até temos vindo a melhorar em algumas coisas. Mudanças que foram feitas ao longo de 2020:

       - Utilização de champô sólido, foi uma das minhas maiores mudanças este ano e estou bastante satisfeita com o resultado. Comecei a usar o champô da Mind The Trash em finais de Setembro e o cabelo tem-se mantido fantástico, adoro o efeito. Quanto à durabilidade ainda só tem dois meses, o seu tamanho já diminuiu de forma significativa, mas acho que ainda dura pelo menos mais dois meses.

     - Utilização de sabonete sólido, há meses que não compro sabonete e há meses que não utilizo sabonete líquido. Mantemos algum num doseador de sabonetes que nos oferecem e vai sendo usado por visitas, mas a preferência é o sabonete sólido. Aliás, o meu está a terminar por isso aceito sugestões que sejam amigas do ambiente, mas também mais hidratantes do que o meu actual sabonete.

      - Utilizar vinagre e bicarbonato em limpezas, Ele diz várias vezes que não há casa que gaste tanto vinagre como nós e se calhar até é verdade. Não uso em tudo e ainda não fiquei satisfeita com o resultado nos vidros, mas uso para imensa coisa, desentupir canos, limpar as garrafas de inox, limpar o depósito da água da máquina do café, entre outras coisas e realmente sei que são produtos que não são prejudiciais em nada.

     - Produtos em garrafas de vidro, tenho estado mais atenta, seja a conservas ou até ao azeite, só ainda não o consegui fazer com o vinagre porque a diferença de preço é grande. Tenho optado por comprar produtos em vidro, porque avulso não me é nem prático, nem económico.

     - Diminuir o consumo de carne, esta mudança é recente, mas nos últimos dois meses diminuímos de forma drástica o consumo de carne. Aumentamos o consumo de peixe e de refeições vegetarianas, trocamos as salsichas de carne por vegetarianas, já não compro carne há imenso tempo. Esta decisão não foi apenas tomada devido à consciência ecológica, mas também pela nossa saúde e, apesar de não termos cortado totalmente a carne, a verdade é que já noto algumas diferenças. Esta foi sem dúvida uma das maiores mudanças que fizemos este ano, espero continuar a diminuir o seu consumo, sem deixar totalmente, mas a verdade é que só vejo vantagens.

     Eu sei que as mudanças têm sido lentas, que realmente é um processo demorado procurar alternativas, encaixa-las no nosso orçamento e até me nos mentalizarmos delas, mas aos poucos começo a ver mudanças. É necessário começar por algum lado, já iniciei esta jornada há mais de dois anos e tudo parece demorar eternidades, mas o mais importante é as coisas começarem realmente a mudar!

        Quem se tem desafiado a diminuir o lixo?

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec