Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

08
Jan16

Tudo fala da amamentação!

(Imagem retirada da Internet)

 

A amamentação é um dos temas mais discutidos entre as mães, especialistas e até entre os famosos.

- Lembraste-te disso porquê Just? - perguntam vocês.

Ora, porque li esta notícia sobre Alyssa Milano que amamenta em público os seus filhos. Não sou mãe, não fui e só espero sê-lo num futuro ainda um tanto ou quanto longínquo, mas apesar disso tenho uma opinião como mulher e principalmente como Terapeuta da Fala. A amamentação é uma opção da mulher aquando o nascimento da criança, todos nós já sabemos das vantagens de tal processo. Criação de um vínculo mais forte com a criança, os nutrientes e protecções que passam da mãe para o recém-nascido através do leite e tudo o mais. Mas há ainda uma parte importante que pouco se fala que é no desenvolvimento da cavidade oral, língua, músculos da boca, coordenação respiratória, e que irão ser importantíssimos para o desenvolvimento da fala e da alimentação da criança.

Mas deixando todas estas vantagens de lado questiono, que tem uma mãe amamentar a criança em público (no fundo é essa a notícia)? É um processo natural e em nada a sociedade tem de a criticar, muito pelo contrário, deveria apoiar devido ao número decrescente de mães que amamentam os seus filhos. Todos fomos amamentados uma vez na vida, umas mães puderam continuar a fazê-lo e outras não, mas criticar quem o faz não é só uma falta de respeito, como também de consciência. Se há mães que querem ser mais resguardadas, respeito perfeitamente, assim como se tem de respeitar as que não se importam de amamentar a criança em público. É um processo natural, é como ter de mudar uma fralda à criança em público. Se há locais especializados para isso em grandes superfícies comerciais, acho muito bem que os aproveitem, mas se não há e se os que há estão um caos em que a criança fica pior do que está (já assisti a situações em que o berçário estava apinhado e com crianças a chorar por todo o lado), que mal tem uma mãe sentar-se numa cadeira, colocar uma fralda de pano por cima e alimentar a criança ali? Não é prático, realmente não é, mas sou contra os biberões que em nada desenvolvem as estruturas faciais da criança (a comparação é muito fácil, olhem para uma criança que toma leite de biberão e uma que tome do peito da mãe e reparem nas bochechas, a diferença é imensa), e se há a opção de a amamentar do peito porque não fazê-lo?

Vamos deixar-nos de pudismos, vamos ser uma sociedade mais avançada que isso, vamos pensar no bem de cada um de nós e respeitar a decisão de cada um, não criticá-la como se não houvesse amanhã. Ver peitos em televisão nos horários nobres não tem problema, nem em capas de revista, mas ver uma mãe amamentar em público é um drama. Por favor, vamos ser razoáveis, sim?

 

P.S.: Não sou mãe, volto a dizê-lo, e sei que amamentar é muito complicado e há até quem não o consiga fazer, mas defendo-o com todas as minhas convicções. 

16 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec