Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

06
Nov18

Truques para manter uma casa arrumada

(Imagem retirada daqui)

 

       Considero-me uma minimalista e como tal adoro ver uma casa arrumada, adoro ter a minha casa devidamente arrumada e sem montes de coisas espalhadas por todo o lado. Adoro entrar em casa e ver o sofá arrumado, ver a cama do quarto feita e em cima da cadeira apenas uma camisola. Adoro ver a luz entrar pela janela da cozinha e iluminar a bancada arrumada. Se isso acontece muitas vezes? Nem por isso, Ele é o último a sair de casa e de minimalista não tem rigorosamente nada, nem de arrumado tem, quanto mais de minimalista! Eu bem que vou tentando incutir-lhe as minhas técnicas de arrumação, mas não têm nutrido efeito e vou aceitando, afinal já sabia como Ele era quando me casei. Mas passando à frente, apesar das dificuldades em ter uma casa arrumada acabo sempre por ter algumas estratégias para conseguir ficar com a casa bonita e sem muita tralha.

         Lá em casa há sempre um local para tudo, a casa é pequena, quando entramos deparamo-nos imediatamente com a cozinha e a sala, onde existe uma porta para a casa-de-banho e uma para o quarto, apesar do pequeno espaço que temos obriguei-nos a termos um local de arrumação para tudo e mais alguma coisa. As chaves têm um lugar para serem guardadas, a minha carteira fica sempre dentro de uma das portas da sapateira e até a lancheira tem um local próprio para ficar. Lá em casa raras são as coisas que ficam à vista dos olhos e as que ficam é por praticabilidade ou por decoração.

         Outro hábito que tenho, vá, não sei se já lhe posso chamar de hábito, é o facto de chegar a casa e tentar arrumar a sala. Odeio chegar a casa e ver as almofadas do sofá espalhadas pela sala, com a manta meia no sofá meia no chão, e com os comandos todos espalhados pela casa. Assim, chego a casa e tento pôr tudo no seu devido lugar e deixar a divisão da casa mais importante devidamente arrumada

         A roupa é um drama para Ele, mas para mim tem sido minimamente fácil. Desde que aprendi que tenho de usar e de arrumar as coisas têm sido muito mais fáceis. Uso, deixo a arejar de um dia para o outro e antes de pegar na roupa para o dia seguinte arrumo a que estava do dia  anterior. Esta técnica impediu-me de acumular roupa numa cadeira e de ao fim da semana já nem saber o que era roupa limpa ou suja.

       As superfícies com pouca coisa são também uma das melhores técnicas para manter a casa arrumada, com a sensação de minimalista e limpa. É muito mais fácil limpar o pó numa sala em que as superfícies são lisas e com apenas duas fotografias, do que uma sala atolada de coisas decorativas que pouco significado têm e que apenas lá estão por serem bonitas. É muito mais prático, muito mais fácil de arrumar e bem mais agradável à vista.

        Ter pouca coisa. E aqui entra o minimalismo. Eu sei, sou uma chata por estar sempre a falar sobre o minimalismo, mas verdade seja dita, se tivermos pouca coisa não vai ser muito mais fácil de a manter arrumada? Quanto menos coisas tivermos em casa, mais espaço temos, menos tempo perdemos a arrumá-la e menos dinheiro gastamos em coisas que não têm muita utilidade, esta prática ajuda a manter uma casa bem mais arrumada.

       Adorava conseguir manter a minha casa num brinco, mas vivo com alguém que não tem a mesma teoria e torna-se dificil "co-habitar" com alguém que tem uma ideia e hábitos opostos aos nossos. Mas tenho feito por manter o meu cantinho arrumadinho e sempre com aquele ar "clean" de quem entra e sente logo a tranquilidade na casa. Aceitam-se mais dicas!

21 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)
Revista Inominável

Nas páginas de...

2018 Reading Challenge

2018 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal