Responsabiliza-te pela tua felicidade
(Imagem retirada daqui)
Há alguns dias, li por aí uma frase que me ficou gravada na cabeça. Não me lembro onde a vi, quem a disse e nem me lembro muito bem do texto que lhe estava associada, mas ficou gravada na minha memória de uma forma intensa. A frase entrou-me na mente e não a tenho conseguido tirar "Responsabiliza-te pela tua felicidade!". A frase caiu em mim de uma forma tão plena e tão consciente que foi impossível não fazer uma reflexão sobre a mesma. Quantas vezes não culpamos o mundo e tudo à nossa volta pela nossa infelicidade? Há sempre um culpado, o emprego, o patrão, os amigos que deixaram de ser amigos, a falta de dinheiro... Tudo à nossa volta parece influenciar a nossa felicidade e de certa forma até o faz, mas a partir de que momento nos responsabilizamos pela nossa própria felicidade? Afinal somos nós que temos de lutar pela nossa felicidade e ninguém o irá fazer por nós. A partir de que momento nos responsabilizamos pela nossa própria felicidade?
A felicidade depende do conceito de cada um, dos objectivos, das crenças e ideais, mas também depende de nós mesmos mudar o nosso conceito de felicidade e adaptá-lo à nossa realidade. Se acharmos que só quando ganharmos a lotaria seremos felizes, poderemos estar uma vida inteira à espera e tal coisa nunca acontecer. Se acharmos que só seremos felizes com o carro perfeito e a mansão de sonho, talvez nunca atingiremos a felicidade. A felicidade depende de nós próprios e dos nossos conceitos, mas depende também da nossa capacidade de adaptação àquilo que nos rodeia.
Responsabilizarmo-nos pela nossa felicidade é uma prioridade, é talvez a única forma de sermos realmente felizes na vida. Baixar expectativas, ser feliz com as pequenas coisas, mas admitirmos em primeira mão que apenas nós podemos criar a nossa felicidade será sempre a chave para uma vida feliz. O mundo nem sempre é agradável à nossa vista, as coisas más acontecem de formas inevitáveis, há dias maus como é óbvio, mas parte de nós encontrarmos formas de sermos felizes todos os dias, de encontrarmos a nossa felicidade todos os dias. É tudo muito teórico, parece tudo demasiado fácil, mas sei que na prática nem sempre é fácil, mas a verdade é que a partir do momento em que nos responsabilizamos pela nossa felicidade tudo o resto muda. Sê feliz, cria a tua felicidade.