Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

24
Set18

Planear refeições

IMG_20180921_195451.jpg

(Imagem de Just Smile) 

     

      Desde que casamos que nos tornámos pessoas mais saudáveis. Em nossa casa nunca entraram fritos, nunca houve uma refeição sem legumes ou salada e há sopa todas as semanas. Eu já tenho uma alimentação saudável e mais controlada por necessidade e Ele começou a gostar de legumes, um gosto adquirido recentemente. Temos tido cuidado com a alimentação e temos tentado fazer sempre coisas mais saudáveis, sumos só ao fim-de-semana, assim como doces e outras recompensas alimentares. E não, não é uma questão de peso, apenas uma vontade de sermos mais saudáveis.

       Até agora não tinha sido difícil preparar as refeições, afinal ainda nem há três meses estamos casados, mas na última semana simplesmente começou a aborrecer-me o facto de estar a acabar de jantar e já ter de estar preocupada em descongelar algo para o dia seguinte. Programar as refeições de véspera, algo que já é bastante importante, começou a irritar-me profundamente. "Que vamos comer amanhã?", questionava-me Ele enquanto ainda estava a terminar de limpar a boca com o guardanapo, "Deixa pelo menos o jantar descer até ao estômago e depois falamos." respondia-lhe. Comecei então a investigar sobre o planeamento de refeições, até porque eu já levo almoço para o trabalho (normalmente o jantar do dia anterior que é feito em maior quantidade) e Ele decidiu recentemente que também o quer fazer (se calhar percebeu que as minhas capacidades culinárias, e as d'Ele, são melhores do que se imaginava!). Logo, o planeamento de refeições foi algo que senti a necessidade de incutir nas nossas vidas, um objectivo a atingir até Dezembro.

        Admito que não investiguei muito sobre o assunto, sempre me pareceu algo bastante básico de se fazer, mas que nunca tinha compreendido a necessidade de o experimentar. Até hoje. Na sexta-feira passada decidimos fazer o nosso plano de refeições para a semana, tínhamos de ir às compras e parecia ser a altura ideal para o fazer. Como começamos?

      1º Ver o que há na dispensa, não tínhamos muita coisa, aliás, estávamos mesmo a chegar ao fundo dos nossos armazenamentos e por isso não foi complicado de o fazer.

    2º Planear as refeições e quem as faz, com as actividades associativas e com o desporto, foi necessário organizarmos as nossas refeições de acordo com o tempo disponível para as fazer e com quem estava em casa, mas também de acordo com o tempo disponível para as fazer, pois jantar às 22h não é o ideal para quem tem de se deitar cedo.

     3º Verificar os ingredientes existentes, e acrescentar na lista de compras o que falta e como ambos levamos almoço para o trabalho dobrar esses ingredientes.

       4º Colocar o plano visivel a todos. Ok, qual é o local mais fácil de ver o plano semanal de refeições? Na porta do frigorífico! Está lá coladinha para podermos ver bem e colocarmos as coisas a descongelar de véspera.

     Agora? Já dei os passos todos, agora é tentar que as coisas se mantenham conforme o planeado e que as refeições nos dêem menos trabalho e que nos façam perder menos tempo a pensar no que vamos comer amanhã. A esperança? Que as compras que fizemos para o mês sejam suficientes, pois não me apetece andar sempre a correr para o supermercado, e que eu e Ele consigamos cumprir com o prometido. Na próxima semana já vos dou feedback. Quem por aqui planeia refeições?

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec