Paris no Natal
Há muito que desejava ir a Paris e na minha cabeça estava decidido que seria na época de Natal. Há muito que ouvia o meu irmão falar do quão encantado tinha ficado com as iluminações em Paris pelo Natal. Talvez influenciada por ele, ou não, estava mais que decidido que iria a Paris na época Natalícia.
Tive a sorte de comprar viagens relativamente baratas (ainda em Setembro) para visitar em Dezembro a cidade Luz. O meu entusiasmo era tal que até cheguei a sonhar com a viagem e a verdade é que não desiludiu as minhas expectativas, muito pelo contrário, Paris no Natal é perfeito.
Enganem-se se pensam que todas as ruas têm iluminações, enganem-se se pensam que vão ver imensos Pais Natais ou árvores de Natal, pouco disso se viu. Contudo, os Campos Elíseos encheram-se das mais belas luzes que poderia imaginar. Uma avenida inteira com todas as suas árvores enfeitadas com luzes amarelas e brancas e todas as lojas competiam entre si com a decoração mais original. A loja Cartier envolveu-se num laço vermelho e Ladurree de azevinho e luzes amarelas.
A cidade enche-se de luz, mas não só. Há cheiros por todo o lado e até eu sinto. O cheiro a castanhas assadas e a chocolate é constante, assim como o cheiro a canela de uma bebida que não consegui descobrir. A Feira de Natal no fundo da avenida está cheia de cheiros e sabores que nos fazem babar por doçuras, mas que nos levam até uma terra encantada onde o Natal é rei. Até o Thriller natalício tinha filas para ser visitado.
As Galerias de Lafayette têm multidões a entrar e sair cheias de sacos com presentes e no meio de tantas luzinhas eu quase que não consigo distinguir o que comprar. Os carrosséis encantados, vindos talvez de um país das maravilhas, têm pinheiros brancos nas suas entradas e trazem o cheiro a Natal para junto da Torre Eiffel, nunca fazendo esquecer que também ali se vive o Natal. Não falta gente na rua com presentes. Não falta gente na rua a saborear um chocolate quente. E eu, fico ali a observar todo aquele encanto que me conquistou no mesmo momento.
Paris é perfeita no Natal.
P.S.: Fotografias da autoria da Just Smile e d'Ele.