Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

22
Abr15

Os livros na minha vida

(Imagem retirada da Internet)

 

Em véspera do Dia do Livro pus-me a pensar na importância que os livros têm na minha vida. Não num livro em específico, mas nos livros. Decidi então pesquisar o que já por aqui falei de livros e deparei-me com alguns textos sobre o meu gosto pela leitura e até com livros que nem me recordava que havia lido. Em véspera do Dia do Livro, parei para pensar no significado de um livro para mim. Parei e cheguei a algumas conclusões.

Em pequena tinha uma tia que me oferecia imensos livros, na adolescência a lista de pessoas a oferecerem-me livros aumentou e acabei por ganhar gosto na leitura. A minha mãe diz que, antes de aprender a ler, a estava sempre a chatear para me ler livros e histórias e que uma das melhores coisas, para ela e para mim, foi quando comecei a ler sozinha, os domingos à noite passaram a ser santos para a minha rica mãe. Ao longo destes meus 24 anos de vida li de tudo, policiais, históricos, clássicos, romances, ficção-científica, entre outros. Alguns odiei, outros adorei, outros marcaram-me para o resto da vida, mas todos eles me criaram todo o tipo de emoções. E é este o encanto dos livros na minha vida, cada um deles, à sua maneira, criou em mim sentimentos que enquanto Just Smile poderia não experienciar. Todos os livros que li deram-me conhecer pessoas e mundos com os quais posso nunca me vir a cruzar. Todas aquelas palavras, todas as suas linhas, todas as suas páginas criaram em mim algum tipo de emoção que me ajudou a transformar na pessoa que hoje sou. Estes últimos dezoito anos entre leituras, mudaram a minha maneira de pensar e de ver o mundo, que sozinha nunca teria conseguido. Os livros têm realmente esse poder em mim. Em tempos usava os livros como meio de me abstrair dos meus problemas, para conseguir dormir tranquilamente. Noutras alturas usava-os como refúgio, em que tudo o que lia me fazia sentir melhor do que eu própria. E hoje leio pelo simples prazer de escapar da realidade e desligar-me do mundo, de ter aquela capacidade de viver a vida de alguém.

Entrar num livro é como enfrentar um novo mundo, um bem longe do meu. É conhecer realidades que nada têm a haver com a minha. É desligar a ficha da minha vida e entrar numa viagem que nunca sei o rumo que irá tomar. Entrar num livro é uma verdadeira aventura, poder ser maravilhosa, pode ser horrorosa, ou até assim-assim, mas será sempre uma viagem.

Os livros fazem-me bem à saúde, ao corpo e à alma.

E agora questiono, o que é para vocês a palavra 'livro'?

15 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec