Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

25
Nov19

Organizar a agenda, a pensar em mim

IMG_20191120_155419.jpg

(Imagem de Just Smile)

         Para a maioria das pessoas, incluindo eu mesma, os dias com 24horas parecem ser sempre insuficientes para fazer todas as listas de tarefas que há para fazer, sejam profissionais ou domésticas. Entre Outubro e Dezembro a minha agenda torna-se verdadeiramente caótica, voluntariado aqui, voluntariado ali, relatórios acolá, reposições de consultas além e jantares mais do que os próprios dias do mês. Admito que esta altura do ano costuma ser bastante custosa e que, apesar de adorar tudo o que faço, voluntariado ou não, acabo por ficar de rastos antes das férias do Natal. Este ano obriguei a manter a minha agenda aberta para as minhas coisas de forma a não chegar às férias do Natal em modo zombie. Nem sempre é fácil conseguir gerir tudo, sou uma pessoa bastante activa na minha comunidade, evito dizer que não e depois dou por mim com um cansaço extremo que acaba por afectar a minha saúde. Ao colocar-me como uma das minhas prioridades não estou a ser egoísta, estou apenas a ser mais criteriosa naquilo a que posso dar resposta com o meu melhor. Estou simplesmente a definir melhor as minhas prioridades e a melhorar a gestão do meu tempo.

         Alguns nãos tiveram de ser proferidos, claro que as minhas responsabilidades na associação e no meu cargo foram mantidas, mas tudo o que era extra tive de começar a dizer que não. Jantares e mais jantares (só de pensar o meu estômago já fica ressentido), longas noites com poucas horas de sono e grandes despesas na carteira tiveram de ser cortados. Optei por aceitar os convites das pessoas que mais gosto e que não via há mais tempo, sei que por vezes isso faz com que perca a oportunidade de conhecer melhor outras pessoas, mas neste momento sinto a necessidade de preservar quem já está na minha vida e é a elas que prefiro dedicar o meu tempo.

      Voluntariado sim, mas não exageremos. Estou envolvida directamente, ou seja na gestão da coisa, em pelo menos duas situações, a terceira simplesmente a faço se tiver tempo, algo que nesta altura do ano não acontece com regularidade (já disse que até ao fim-de-semana antes do Natal tenho a agenda toda cheia?). Nos últimos dois anos ainda disse que sim e vi-me atrapalhada na gestão do tempo, este ano tive mesmo de optar por dizer que não.

        Organização e não só na agenda. Manter o ginásio, conseguir ler, manter os amigos, acalentar a relação, trabalhar seis dias por semana e ainda ver séries não é fácil e a minha gestão tem sido enorme. Noto que por vezes falho num ou noutro compromisso, nada de importante, mas sei que não dei o meu melhor (algo que me irrita profundamente). Tento sempre deixar tudo prontinho, jantar, roupa, mala e coisas para o dia seguinte, antes de ir para o ginásio. A roupa tem sido arrumada todos os dias e tenho tentado manter a cozinha 100% limpa para não ter de perder uma hora só a limpa-la. Organização na agenda implica organização no resto da vida.

         Antecipar o mais possível, seja as compras, seja as limpezas. Admito que esta é a área que mais preciso de desenvolver, a única coisa que realmente consigo antecipar são as refeições e é um trabalho feito apenas na véspera. Consigo antecipar eventos e semanas completas de trabalho e tarefas para realizar, contudo não consigo ir além disso e é nessa área que mais preciso de desenvolver as minhas competências.

           A verdade é que gerir a agenda acaba por ser uma questão de gerir a própria vida e as nossas prioridades. Nem sempre é fácil saber prioritizar as coisas que nos são realmente importantes e esse é o primeiro passo, saber o que realmente é mais importante nas nossas vidas, mas só a partir desse momento é que saberemos organizar a nossa agenda.

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2020 Reading Challenge

2020 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec