Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

10
Fev20

O Tatuador de Auschwitz (2/12)

       Há muito tempo que não lia um livro tão rapidamente. Nos últimos meses tenho lido alguns bons livros, mas nenhum me chocou tanto, mexeu tanto com as emoções como O Tatuador de Auschwitz. Este é um livro, baseado em factos reais, que nos faz lembrar os horrores dos campos de concentração Alemães. Onde viver ao lado da morte iminente, da fome e das doenças é já uma naturalidade. Onde o instinto da sobrevivência se sobrepõe a tudo o resto, mesmo que seja para fazer de conta que se ajudam os Alemães a matar mais uns quantos judeus. Esta história chamou-me à atenção pelos dilemas éticos que a própria personagem principal tem, desde da repugnância que sente ao invadir o corpo das pessoas com um número, até ao momento em que isso passa a ser algo normal, da sua rotina diária. Lale chegou ao campo como qualquer outro prisioneiro, mas quis as estrelas que no meio de toda aquela desgraça ele conseguisse ter alguns privilégios ao tornar-se o tatuador dos demoníacos números. Usa os seus privilégios para se ajudar, mas também para auxiliar os amigos e até os conhecidos, dando um pouco mais de comida ou conseguindo algum tipo de medicação. Coisas simples, mas que para quem vive no terror iminente da morte, é essencial. 

         É no meio de tanta desgraça, num dos locais mais assustadores do mundo, que Lale se apaixona por Gita. É esse amor que os faz manter o instinto de sobrevivência até ao fim, a necessidade um do outro serve de escape, por mero minutos, para um mundo longe dali, em que existe a palavra 'futuro'. O livro conta a história de sobrevivência de Lale e de Gita que, contrariamente a tantas outras histórias sobre esta guerra, encontra um final feliz, talvez por destino, talvez por algum tipo de intervenção divina, mas que nos faz sorrir. A história de Lale e Gita perdura uma vida inteira e faz-nos acreditar que o amor é a chave para a nossa sobrevivência.

       Adorei o livro, simples, mas poderoso. É de leitura leve, mas que nos faz questionar a todo o momento sobre como algo tão horrível conseguiu existir na nossa humanidade. Faz-nos também reflectir para onde vamos, mas faz-nos ainda mais desejar que nada do que aconteceu nesta época se volte a repetir.

 

2 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)
Revista Inominável

Nas páginas de...

2020 Reading Challenge

2020 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal