Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

27
Abr16

O que se ouve quando se é magra

(Imagem retirada daqui)

 

Desde pequena que sou magra, não sou um 'pau de virar tripas' (pelo menos agora), mas também não sou redondinha, sou apenas magra. Não sou elegante com as curvas perfeitas, nem tenho uma magreza assim tão normal. Simplesmente sou magra, mas nada que seja assustador. Muita gente pergunta-me se faço dieta, como é que me mantenho assim sempre magra e a verdade é que não faço nada, simplesmente é genético e coma o que comer (chocolates, hambúrgueres, massas, etc) não engordo. O mais provável é ficar com umas valentes dores de estômago e ter de andar a fazer dieta durante uns dias (não fosse eu uma menina mais sensível nessa área, ah e o colesterol era capaz de explodir com a escala).

Devido a esta minha estrutura física já ouvi todo o tipo de piadas e piropos para magras e até já me perguntaram se era anoréctica. Sim, anoréctica e a verdade é que não se acreditaram que não o era. A história mais caricata foi com a minha professora do 11º ano em que me perguntou, de forma indirecta, se não teria algum distúrbio alimentar. Na altura o meu pensamento divagou imediatamente para o que ela estaria a pensar (já não era a primeira vez que era abordada daquela forma sobre anorexia). Disse-lhe a verdade, que estava tudo bem e que me alimentava em condições e a resposta dela deixou-me perplexa, ‘Sabes? Todos dizem isso no inicio’. A minha cara de parva naquele momento nunca mais me saiu da cabeça, só me apetecia desatar a rir, mas felizmente consegui controlar-me. Ela até queria falar com o meu encarregado de educação! Quando contei à minha mãe, fui mais do que gozada (já para não falar do resto da família que ainda hoje se lembra dessa história), e a resposta da minha mãe foi pura e simples ‘Queres que o teu pai, o teu irmão, a tua irmã, o teu primo Clementino, a tua prima Clementina e o resto da família vá lá para provares que não és anoréctica?’. Eu não sou assim tão magra, nem o era na altura. Sei que sou mais magra que o conceito 'magra', mas não de uma forma doentia.

A verdade é que já me senti mais desconfortável com o meu físico, não sei se por todos me incutirem a ideia de que era extremamente magra, ou se por ver todos menos magros que eu. Dantes tinha muitos complexos em vestir um biquíni e até em andar de calções, envergonhava-me a usar roupas justas, pois tinha receio de que os meus ossos se notassem e optava sempre por roupas mais maria-rapaz. Com a idade e o aumento da auto-confiança fui conseguindo tornar-me à vontade com o meu próprio corpo. Hoje é o dia em que ando de calções sem complexos, que pego num vestido e que mostro um bocadinho de pele, mas isso não impede que as pessoas façam os ‘queridos’ comentários, os quais ouvi toda a minha vida. Ainda há tempos fui a um café com os meus pais e os meus irmãos e pedi uma nata e o senhor que nos serviu disse com ar de palhacinho ‘É assim mesmo, para ver se enche um bocadinho’, respondi-lhe com um sorriso forçado, mas comentários destes acompanharam-me sempre. Em restaurantes alguma alma dava-me os parabéns por pedir sobremesa ou até perguntava se queria mais comida porque precisava de 'encher mais um bocadinho'. Imaginem o quão agradável são estes comentários para uma mulher de 25 anos, agora imaginem ainda na fase da adolescência quando tudo são inseguranças.

Mas já ouvi de tudo, principalmente naquela fase em que não parava de crescer, ‘Pareces uma estaca’ (isto porque sou magra e ainda por cima meço 1m72cm), ‘A tua mãe põe-te adubo nos pés, é?’, 'Pareces a Olívia Palito', 'Não comes mais? Come que precisas de engordar!', O que é que tu comes? Ar?’, ‘Ai menina, tens de comer mais sopinha!’, enfim, todo o tipo de comentário que podem imaginar sobre magras eu já ouvi. Ah e o famoso piropo de um trolha em plena rua do Porto 'És bem jeitosa, mas com mais umas sopinhas ficavas no ponto!'. São todas elas, situações bastante desagradáveis, mas com as quais tive de me habituar a lidar. Cansa ouvir sempre o mesmo tipo de comentário, sempre a mesma piada seca sobre o meu corpo, e se umas vezes opto por entrar na brincadeira, outras ignoro ou lanço um sorriso amarelo de fazer medo a qualquer um.

Isto porquê? Porque na segunda-feira vi o programa 'E se fosse consigo?' e apesar de serem problemas opostos, senti-me solidária com estas pessoas por uma única razão, a sociedade tem sempre algo a dizer de mal sobre o corpo de alguém. Nunca há nada que esteja bem, ou se é demasiado gordo, ou se é demasiado magro e isso é sempre motivo para atacar, mal dizer e fazer as outras pessoas sentirem-se diminuídas. A melhor atitude para com estes problemas? Aprendermos a aceitar-nos como somos, lutar por melhorar se assim o quisermos, mas não nos importarmos com o que os outros dizem.

Estarmos bem com quem somos será o maior acto de coragem na sociedade que estamos.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    27.04.16

    Esqueci-me dessa do 'esqueleto andante' :P
    É verdade, as pessoas acham que ao alcançar-se a magreza se vai ser automaticamente feliz, mas a verdade é que haverá sempre formas de se discriminar, de se ser gozado... Por muito que a gente coma, há sempre alguém que vai dizer que é pouco ou alguém que está sempre atento ao que metemos na boca. É ridículo... Mas sabes? Finalmente sinto-me bem no meu corpo, e é isso que as pessoas gordas têm de compreender, sentir-nos bem com o nosso corpo será a solução para essa 'discriminação' que sentem...


    P.S.: Tu 1,60m a pesar 48kg, agora pensa que só tenho mais 2kg e nuuuunca consegui passar dessa marca...
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Inspiração do Mês

    Sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Segue-me ainda em...


    Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

    Nas páginas de...

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
    hide

    Parcerias

    Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec