Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

08
Dez20

O que aprendi em 2020!

(Imagem retirada daqui)

       Este ano foi sem dúvida um ano estranho para todos nós. A sensação que tenho é que 2020 me impediu de criar boas memórias, que me impediu de fazer uma lista enorme de coisas que gostava de ter feito, no entanto consegui retirar algumas aprendizagens de 2020. Aliás, acho que se alguém não tiver aprendido alguma coisa este ano é porque algo de muito errado está na vida dessa pessoa. Acredito que 2020 nos ensinou muito sobre a sociedade a que pertencemos, sobre a natureza e sobre as nossas verdadeiras prioridades e que toda esta pandemia nos obrigou a gerir essa informação. Este foi um ano que deu oportunidade a toda a gente para parar e reflectir sobre a vida, sobre as coisas que são realmente importantes e sobre as nossas prioridades. Este foi um ano propicio à auto-reflexão. E o que aprendi com 2020?

       Que realmente o melhor lugar do mundo é a nossa casa, onde nos sentimos protegidos e onde nos devemos sentir bem. Eu sempre fui caseirinha e sempre adorei estar em casa, em nenhum momento do confinamento (como fui partilhando com vocês) me senti presa. De um momento para o outro fomos obrigados a desacelerar na vida, algo que há muito desejava e a verdade é que acabou por me assentar que nem uma luva. Desta obrigação de ficar em casa consegui criar uma rotina saudável para mim mesma e consegui transpor algumas dessas mudanças para o meu dia-a-dia, mesmo depois de voltar ao trabalho presencial. Por incrível que pareça, nunca me cansei de estar em casa, claro que senti a falta de algumas coisas, mas a verdade é que a solução para um problema gravíssimo passou mesmo por ficar em casa.

       Aprendi em 2020 a aceitar as mudanças de planos, custou, ainda me custa, mas a verdade é que não há nada que neste momento possa fazer (ou pelo menos que deva) para manter os meus planos para este 2020. Imensas coisas da minha lista de pré-30 ficaram por fazer devido a esta terrível pandemia. Deixei de criar tantas memórias que desejava, deixei uma das minhas viagens de sonho passar-me à frente dos olhos, mas tive de aceitar. Tive de compreender e deixarem as coisas acontecerem naturalmente, é claro que me custou, achava que 2020 ia ser um ano memorável pelas coisas boas, mas a verdade é que se tornou memorável devido às coisas menos boas e a esta terrível pandemia. Lidar com este ano teve todo um processo de aceitação, estranho, mas aprendi que os planos podem e deverão ser alterados sempre que seja necessário e que está tudo bem. A adaptação é necessária e a aceitação é um complemento para que lidemos bem com toda a nova situação.

        Este foi mais um ano em que permitiu consolidar o conceito de 'nunca deixar de lutar', seja por que sonho for. Há cinco anos escrevi no Dear Future Me que gostava de construir a minha casa e que gostava de estar a trabalhar em contexto escolar. A verdade é que este ano foi um conjunto de pequenas conquistas nesse aspecto, a nossa casa tem sido planeada e está prestes a começar, tudo com pequenos passinhos e ao fim de tantas tentativas consegui entrar numa escola através do Ministério da Educação. Lutar é sem dúvida a palavra chave de todos estes processos, não desistir é o conceito certo. É óbvio que houve momentos em que quis desistir, houve momentos em que nem quis tentar, mas tenho ao meu lado a pessoa certa e se não fosse por Ele acho que hoje ainda estaria no mesmo sítio, sem ter lutado pelos meus sonhos e os meus objectivos.  

         Apesar de tudo, 2020 trouxe novas aprendizagens. A vida este ano pareceu por momentos estagnada, noutros que andou demasiado rápido. Houve momentos de alegria e de muitas lágrimas, mas pelo menos aprendi com tudo isso. Se calhar é isso que levo no coração deste ano tão estranho, a sensação de que aprendi muito.

 

5 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec