Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

07
Abr15

O Leitor de Cadáveres (6/15)

(Imagem retirada da Internet)

 

O fim-de-semana prolongado deu-me a oportunidade de me dedicar à leitura enquanto apanhava uns belos raios de sol e o livro que tinha em mãos era tão interessante que foi fácil devorá-lo. Saí da minha zona de conforto e li um livro sobre artes, tradicionais e ideologias chinesas do século XIII. Nunca me tinha passado pelas mãos um livro com base no povo chinês, sempre achei desinteressante, sempre me pareceu um povo demasiado macabro, demasiado supersticioso (apesar de nós próprios o termos sido em tempos), mas o que me chamou à atenção para a sua aquisição foi o facto da história se basear no primeiro cientista forense, o grande pai da ciência forense. E tenho a dizer que valeu imenso a pena, pois o 'meu lado negro' sempre se fascinou com a área criminal e com a sua investigação.

A vida de Cí começou atribulada e terminou atribulada, sem nunca haver um momento de descanso. É um livro cheio de acção em que não nos podemos queixar de momentos mortos, pois estes são inexistentes. Para além da acção fictícia o livro está cheio de pormenores criminais que são retirados dos livros oficiais de Cí, momentos em que a história se mistura com a realidade e com a ciência como hoje é conhecida. É esse o encanto do livro, em que não conseguimos compreender onde começa e onde termina a realidade e começa a ficção, para além de todas as tragédias e maldições que acontecem ao pobre Cí. 

Um livro que me permitiu conhecer costumes chineses e um pouco sobre a sua história e ainda agora me sinto uma ignorante quanto à matéria devido à sua vastidão. Um livro em que me apeteceu bater na personagem para que esta deixasse de cometer erros aparvalhados e para que usasse o seu tão bom raciocínio. Por outro lado é um livro cheio de violência em que compreendo a natureza humana de uma perspectiva horrível. É um livro cheio de sangue, vergastadas, momentos em que me questiono se tal natureza existiu e que me fez ir pesquisar à internet variadíssimas vezes para verificar as suas veracidades. Triste realidade? Tudo o que pesquisei foi real, desde eunucos, a nushis e outros tantos costumes macabros. Demonstra também a nossa natureza selvagem, de matar para sobreviver, ou melhor, matar pela ambição e pela luxúria. Nesse ponto de vista o livro é aterrador.

Apesar deste livro me ter tirado da zona de conforto, apesar de todas as coisas horríveis que nele acontecem e de a trama se manter indecifrável até ao final, foi um óptimo livro. Um livro que me levou mais além, que me fez querer pesquisar e informar, que me fez experimentar os mais variados sentimentos e que me prendeu da primeira à última página. Um excelente livro aliás.

 

"Pobre velha. Continua ainda na terra, mas já vive com os espíritos."

8 comentários

Comentar post

Inspiração da Semana

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)
Revista Inominável

Nas páginas de...

2019 Reading Challenge

2019 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal