Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

18
Jan15

O Jogo da Imitação

(Imagem retirada na Internet)

 

Há muitos anos que não ia ver um filme na semana de estreia, mas este filme chamou-me de tal forma à atenção que insisti com o namorado para o irmos ver logo no dia a seguir à sua estreia. E tenho a dizer que ainda bem que o fiz e compreendi totalmente as suas quatro nomeações para os Óscares.

'O Jogo da Imitação' é um filme simplesmente fenomenal, que pela sua veracidade torna tudo ainda mais fantástico. Não conhecia a sua história, nunca tinha ouvido falar sequer em Alan Turing, mas penso que este filme fez justiça à sua memória e à importância que ele teve no desenvolvimento da 2ª Guerra Mundial. Para além de conseguir contar um dos momentos mais importantes da história mundial, o filme consegue ainda envolver humor devido aos comportamentos estranhos de Alan Turing (que desconfio tinha algum síndrome do espectro do autismo) e mostrar a irracionalidade existente contra a homossexualidade da época.

Foi um filme que me impressionou dos mais variadíssimos aspectos. Impressiona-me como o Governo Britânico conseguiu durante 50 anos esconder tais factos sobre uma das máquinas que resolveu a história do mundo. Fico abismada em como a homossexualidade era vista de forma ilegal e de como a tentativa do seu tratamento (como se tal coisa existisse) destruiu a vida de um do grandes génios do século passado que abriu caminhos no mundo da computação. E ainda gostei de ver os comportamentos de Alana nível social e de interacção, que nunca devem ter sido estudados (pelo que percebi numa pesquisa pela internet). Um filme que me deixou a pensar nisto tudo e em todas as questões morais da situação e da sociedade em que hoje estamos, o que mudou e o que permaneceu igual.

Este filme permitiu-me ver uma nova perspectiva sobre a Grande Guerra, mas também sobre a sociedade da época, os seus preconceitos e as suas teorias mirabolantes sobre pessoas que fogem à 'normalidade'. Foi um excelente filme que no fim me obrigou a uma pequena reflexão, da qual só consigo tirar uma conclusão: acho que ainda hoje a sociedade tem muito que crescer.

Para além da sua história, os actores interpretaram as suas personagens de uma forma fantástica, claro que Benedict Cumberbatch (representa Alan Turing) se destaca como personagem principal, mas os seus companheiros não ficam atrás e merecem um grande destaque.

'O Jogo da Imitação' é definitivamente um filme que aconselho a ver e aos grandes amantes da 2ª Guerra Mundial (como eu) vale bem a pena ver uma nova perspectiva sobre a história

31 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2020 Reading Challenge

2020 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec