O famoso Passadiço do Paiva
(Imagens de Just Smile d'Ele)
Ontem foi dia de uma grande caminhada, uma caminhada daquelas que cansam. Desde a sua abertura que dizia para comigo que não ia deixar passar o verão sem percorrer as traves de madeira do Passadiço do Paiva e conversa com este e com aquele, acabou-se por combinar com um grupo de amigos de infância a dita caminhada. E tenho a dizer, vale mais do que a pena. Após alguns percalços de GPS, após alguns percalços dos condutores chegamos ao início do percurso que toda a gente dizia ser o pior, Espiunca, o que mais tarde vim a perceber porquê. As paisagens eram fantásticas, os caminhos bastante acessíveis e o som da água a correr nas pedras simplesmente mágico. A escadiria a subir, a constante inclinação ascendente e os 8km explicaram o porquê deste percurso ser o mais difícil.
Foi um percurso de cortar a respiração, não só pela paisagem, mas no sentido literal da palavra. O sentido Espiunca-Areinho é simplesmente custoso. Fiz, sobrevivi e hoje não me dói rigorosamente nada, mas é bastante cansativo. Mas consegui fazer uma lista das coisas que me impressionaram, coisas essas que me fizeram pensar se aquelas pessoas sabiam naquilo que se estavam a meter, nomeadamente:
- Pessoas a carregarem cães ao colo a subir e descer as escadas do passadiço (incluo lavradores);
- Pessoas com carrinhos de bebé;
- Pessoas com arcas frigoríficas.
E houve uma outra lista, de coisas que me irritaram:
- Imensa gente;
- Pessoas a pararem metro sim, metro sim para tirar 1500 fotografias e 3000 selfies;
- Pessoas que não se arrumavam quando as queríamos ultrapassar.
Mas ainda há uma lista de como farei as coisas numa próxima vez:
- Ir apenas com uma mochila com água, bolachas e frutas (caímos no erro de ir com mochilão com farnel...);
- Ir num dia da semana (para ver se apanho menos gente);
- Ir com mais calma, para saborear melhor a paisagem;
- Fazer ida e volta, desta vez foi só ida, mas para a próxima fica a promessa dos 16 km.
Foi uma passeio magnífico, que deixou o bichinho para voltar a repetir e um passeio que aconselho a todos os corajosos. As paisagens do rio Paiva têm tudo para cortar a respiração a qualquer um.
P.S.: No momento em que ia postar este texto vi esta notícia que tanto me entristeceu.