Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

18
Mar20

Modo: Teletrabalho

89553839_3092878510742985_4180382868532363264_n.jp

(Imagem de Just Smile)

     A minha sala, outrora linda e arrumada, foi agora convertida no meu escritório de trabalho. Admito que, apesar de ser ergonomicamente incorrecto, sempre adorei trabalhar e estudar no sofá. Mexo-me à vontade, elevo o computador com almofadas e até quando estou a escrever sinto-me minimamente confortável. Passar bastante tempo em casa nunca foi um problema meu, sempre adorei fazê-lo, mas é a primeira vez que estou no processo de teletrabalho e apercebi-me de algumas coisas. Sou muito mais produtiva em casa, do que quando estamos em pausas lectivas. Apesar do que seria possível pensar, em casa mantenho-me mais focada e após definir a lista de tarefas para o dia, mantenho-me atenta e esforço-me bastante para conseguir fazer o 'check' de cada um dos pontos definidos pela manhã. Claro que tudo isto é bonito para quem não tem filhos, para quem os tem, boa sorte! Trabalho a uma hora de distância da minha residência e ontem apercebi-me que esse tempo é ouro! Tenho conseguido cumprir com o meu horário laboral e ainda manter a casa arruma (tirando o "escritório"). Como me apercebi que esta situação ainda pode ser alargada no tempo tenho criado algumas estratégias:

        1. Acordar e fazer a rotina matinal, lavar a cara, tomar o pequeno-almoço, tomar o pequeno almoço e depois trabalhar. Tirar o pijama, vá, excepto as calças que são mais confortáveis, tem sido necessário para relembrar que é dia de trabalho e não de séries.

        2. A rádio comercial tem sido uma excelente companhia e o facto de ter uma boa paisagem, de uma grande janela que deixa entrar o sol, também.

        3. Manter os snacks que mantinha de quando ia para o local de trabalho, não quero comer a mais, algo que normalmente acontece quando estamos em casa.

        4. Faço na mesma de manhã o meu cházinho e vou bebendo ao longo do dia, obriga-me a beber água e faz com que não me esqueça de manter a hidratação.

        5. Manter as pausas, admito que isto sim, tem sido difícil. Fomos sobrecarregados com prazos apertados, o que fez com que mal me conseguisse levantar do sofá nos últimos dois dias.

        6. Fazer exercício, o ginásio a que pertenço tem mandado diariamente uma sugestão de exercício para nos mantermos activos e tem sabido muito bem. Não tenho muito espaço em casa, mas tenho conseguido organizar-me e no final de um dia ao sofá tem sabido muito bem. Existem no momento imensas iniciativas para podermos manter-nos activos em casa.

        7. Levar as coisas com calma, admito que com a quantidade de trabalho não tem sido fácil, mas hoje meti na minha cabeça que ia ser um dia diferente e que iria encontrar mais tempo para respirar.

        Os tempos não são fáceis, as entidades patronais ainda se encontram a tentar perceber como nos hão de pôr a trabalhar e acabam por se exceder um bocadinho. Nós vemo-nos em casa, a perder a nossa rotina de trabalho e a tentar criar uma nova. Mas sabem? Vamos ver isto como uma oportunidade, tanto para as empresas perceberem que o teletrabalho continua a ser trabalho e que os seus funcionários são suficientemente responsáveis para cumprirem com as suas tarefas. Que sirvam, estes tempos difíceis, para também aprendermos a valorizar o que realmente vale a pena, que o trabalho é necessário, mas que existem tantas outras coisas boas. Vamos tirar coisas boas destes novos tempos que atravessamos.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    23.03.20

    Imagino... O marido também continua a trabalhar...
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Inspiração do Mês

    Sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Segue-me ainda em...


    Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

    Nas páginas de...

    2020 Reading Challenge

    2020 Reading Challenge
    Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
    hide

    Parcerias

    Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec