Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

06
Mar18

Mas como consegues fazer tudo?

(Imagem retirada daqui)

 

       Sempre fui uma pessoa bastante activa. Lembro-me quando andava no ensino básico de pertencer ao clube de inglês, ao deporto, ao teatro e à dança contemporânea. No entanto, a partir do momento em que entrei no secundário, apesar de já estar ligada à associação da terrinha, o meu número de actividades decresceu imenso, a situação familiar e económica não estava muito bem e gastar dinheiro em fosse o que fosse estava fora de questão (mesmo para deslocações). Na faculdade, então, foi sempre a descer, pelo menos nos primeiros anos. Nessa altura apenas fazia parte do conselho de curso e era delegada de turma e já pouco tempo me sobrava. Contudo, no último ano do curso surgiu o convite para fazer parte de uma comissão de festas, mantendo ainda o meu lugar no conselho de curso e como delegada de turma, para além de estar em estágio e de ter um projecto de investigação para desenvolver. Apesar do pouco tempo com que fiquei entre 2012/2013 foi quando me apercebi que estava a voltar à minha zona de conforto, a pro-actividade, a participação na minha comunidade e os inúmeros projectos em que estava envolvida e me faziam sorrir. Não foi fácil, mas sentia-me mais do que realizada, sentia-me feliz por fazer parte de tanta coisa que me ajudou a um crescimento pessoal enorme e, principalmente, que me levou ao meu próprio reencontro.

       Quando ingressei no mercado do trabalho tinha decidido que iria continuar a participar na comunidade, mas que iria tentar diminuir a carga horária a que me dispunha para fazer as coisas e durante, pelo menos dois anos, assim o foi. No entanto, no último ano tenho aumentado o meu envolvimento em actividades e a coisa começou a tornar-se mais difícil de gerir, são demasiadas actividades para alguém que trabalha tanto e que tem tanta coisa a acontecer na vida pessoal. Neste momento ao longo da semana trabalho 45h como administrativa, mais 5/6h ao sábado como terapeuta da fala e como se ainda não bastasse juntei-lhe actividades, nomeadamente, sou secretária da assembleia da associação que faço parte e de um dos núcleos que organiza actividades (este cargo é minimamente recente, mas era algo que já costumava fazer algumas vezes por ano), faço parte de um partido político que tomou posse da junta (e ainda bem que são poucas as actividades anuais que me envolvo) e ainda escrevo e faço Publicidades do Coração para a Revista Inominável. Isto tudo para além de que mantenho este blog que tanto adoro! (E ainda ando com mais uns projectos em mente... Digam lá se não sou louca?). A verdade é que quem lê acha coisa pouca ou porque umas coisas têm uma frequência reduzida ou porque são cargos e funções relativamente simples, mas a verdade é que apesar de ser simples, de eu gostar mais ou menos, é que tudo isto obrigada dedicação, tempo e atenção. Já para não esquecer que tenho de cuidar de mim, das pessoas que me rodeiam e tenho um casamento para preparar e obras para começar. Quando converso com algumas pessoas, umas desvalorizam totalmente as minhas funções outras simplesmente me questionam como consigo fazer tudo! A palavra-palavra chave é: organização.

       Por norma, sou uma pessoa bastante organizada, aliás, até já deixei aqui umas dicas e os aspectos que andava a tentar melhorar na minha organização. Contudo, a organização pessoal é um aspecto totalmente diferente. A organização pessoal prende-se com a gestão de tempo, seja a nível profissional como laboral. E como o faço?

       1º Escrever: o meu telemóvel está cheio de anotações de coisas que tenho para fazer, para escrever no blog, coisas que não me posso esquecer ou até contactos que preciso de realizar. O telemóvel é a forma mais rápida e eficaz de registar no momento aquilo de que não nos queremos esquecer, no entanto, admito que não sou mulher de agenda electrónica e assim que tenho oportunidade passo tudo para a minha agenda e tento enquadrar as tarefas ao longo da semana ou mês, de forma a conseguir a sua concretização.

      2º Gerir prioridades. É importante saber o que precisamos de fazer hoje ou para a semana. Se há prazos a cumprir há que os apontar, senão é procurar aquele dia em que estamos mais livres e realizar a tarefa.

       3º Cumprir com os planos, talvez a dica mais difícil de cumprir para a maioria das pessoas. Eu sou muito focada e quando tenho algo escrito na agenda adoro ver à sua frente uma cruz que representa realizada, não gosto de olhar para o dia de ontem e ver que deixei algo por fazer, é o facto de estar escrito e visível diariamente aos meus olhos que me mantém concentrada e motivada para a concretização da tarefa. E não vale apagar a atarefa, é deixá-la lá até ter uma cruz.

      4º Dar margem para o erro. Eu sei, há aqueles dias que é impossível concretizar tudo a que nos propusemos ou porque o carro não pegou à primeira ou porque o computador não estava ao nosso agrado ou simplesmente porque nos deu um daqueles ataques de preguiça. Também tenho disso. O que faço para tentar não sair muito ao que tinha planeado é não deixar nada para a última da hora, isso só me deixa mais stressada. Tento por isso nunca encher totalmente os meus dias com tarefas, a não serem as estritamente necessárias para a data ou próxima de algum prazo.

       5º Arranjar tempo para nós, e por vezes é aqui que mais falho. As tarefas são tantas que a parte que sai prejudicada somos nós próprios, a nossa vida pessoal. Nos últimos tempos senti que tinha realmente perdido este ponto na minha gestão de tempo, por isso o defini como objectivo para Março de forma a manter-me mais concentrada em encontrar tempo para mim mesma. É tão importante como comer e beber, nem sempre é possível, mas há pelo menos a vontade de o tornar mais frequente e quase numa obrigatoriedade.

      Não é fácil cumprir estes pontos, mas tento manter-me motivada para o conseguir. Sei que às vezes não dá de todo, demasiadas tarefas obrigatórias para tão pouco tempo, mas quando estamos motivados, só o corpo sente o cansaço e a sensação de concretização e realização supera tudo o resto. Aceitam-se mais dicas de como gerir o tempo!

23 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec