Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

09
Ago18

Maria Reduz

       Desde algum tempo para cá que tenho partilhado com vocês a minha viagem para diminuir o meu lixo. Envolvi-me pelo mundo do desperdício zero desde que descobri o minimalismo e percebi que de uma forma ou de outra ambos estão interligados. Tenho tido cada vez maior consciência do meu comportamento em casa e tenho assinalado pequenas coisas que quero começar a mudar, algumas delas já o tinha feito com vocês outras tenho vindo a aprender com outras pessoas e até com a experiência de ter a minha própria casa. Existem coisas que ainda sei que tenho de trabalhar, outras têm-se enraizado em mim com a maior das naturalidades. 

     Ao longo desta aventura tenho tido uma conselheira, alguém que desde que foi mãe que se deixou envolver ainda mais pelo conceito de desperdício zero e de minimalismo, segundo ela por uma única razão "deixar um melhor mundo para a minha filha". As palavras sensibilizaram-me e conhecendo-a como conheço (amiga dos tempos da faculdade que ainda hoje tenho o maior dos carinhos) sabia que a vida dela se ia transformar. E assim o foi. A Maria está envolvida pelo desperdício zero e sempre me apoiou, tirou-me dúvidas e guiou-me neste mundo que ainda tenho tanto para aprender.

        Da vontade de mudar o mundo à sua volta surgiu o Maria Reduz, uma partilha de ideias de onde podemos reduzir o lixo que produzimos, mas também um local em que podemos adquirir alguns dos produtos que nos farão diminuir a quantidade de lixo diário. Já experimentei alguns dos seus produtos e estou plenamente satisfeita, até porque não só tenho diminuído a minha pegada ecológica como tem sido bastante prático. Na hora do lanche deixei de levar o guardanapo de papel para o pão, admito que estava um bocadinho receosa por usar o "wrap" por uma única razão, que o pão ao longo do dia ficasse seco, mas tal coisa não aconteceu. É super prático e mantém o pão muito fresquinho. Este "wrap" fez com que diminuísse o consumo de guardanapos de papel (mesmo reciclados, o que queria era diminuir o consumo).

         Para a fruta e os legumes comecei a utilizar os sacos reutilizáveis e deixei de lado os sacos de plástico. Costumo comprar a fruta e os legumes, aqueles que têm mesmo de ser comprados e que não há no campo de casa, o que me tem facilitado a utilização destes sacos e deixei de consumir sacos de plástico que são de uma única utilização. Os sacos plásticos têm sido uma das minhas maiores diminuições e preocupações e quando os tenho utilizo como sacos do lixo. 

         Os discos de algodão, ainda não abdiquei totalmente deles porque ainda tenho alguns em stock, mas já experimentei os de pano e funcionam igualmente bem. Menos produção de lixo, mais económico a longo prazo e exactamente a mesma função. A Maria faz a produção dos próprios produtos e vende-os a preços bastante acessíveis. Ando completamente satisfeita com os produtos e ainda mais contente com o facto de andar a contribuir48 para a diminuição do meu lixo. A caminhada para o desperdício zero ainda é longo, mas aos poucos tenho mudado os meus hábitos e cada passinho é uma enorme conquista. Procurem os produtos da Maria Reduz aqui e comecem a mudar de hábitos.

 

 

12 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)
Revista Inominável

Nas páginas de...

2018 Reading Challenge

2018 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal