Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

18
Mar16

Livros vs Filmes

(Imagem retirada daqui)

 

Sou adepta de livros (ainda não tinham percebido, pois não?), mas a verdade é que também gosto muito de cinema. Acho que são os dois passatempos que mais prazer me dão, isso aliado às séries. No entanto, existe sempre uma enorme controvérsia em volta destas duas temáticas, qual será a melhor? Os livros ou os filmes?

Os viciados em livros dirão imediatamente os livros e aqueles que pouco gostam de ler, afirmarão que os filmes são mil vezes melhores. Eu, acabo por ter uma opinião diferente para cada livro e filme. Acho que cada um é um caso e há filmes tão bons como os livros, apesar de alguns 'ses'.

Ao longo da minha (breve) vida já tive casos de desejar ler livros porque gostei dos filmes, 'One day', 'Anna Karénina', 'A culpa é das estrelas', entre outros. Fiquei tão encantada com os filmes, tão envolvida naqueles enredos que quis ler os livros o mais rápido possível. 'Porquê?' Perguntou-me muita gente, 'Se já viste o viste filme, agora não vai ter piada nenhuma leres o livro!'. O que as pessoas não sabem (pelo menos leitores frequentes) é que as coisas que nem sempre parecem esclarecidas nos filmes, estão explicitas nos livros. Pequenos pormenores, pequenos detalhes da história que não conseguiram ficar explícitos no grande ecrã. Além de que, num livro há uma transmissão de sentimentos e pensamentos que muitas vezes não conseguem ser transmitidas pelos actores e pelos realizadores, conseguimos conhecer tão bem as personagens como elas próprias. E quando gostamos muito de uma história, no cinema dura uma hora, no máximo duas e num livro podemos levar dias a estarmos envolvidos num mundo tão diferente do nosso.

No entanto, tenho uma preferência, ler os livros e depois ver os filmes. É fácil de encontrar as razões para tal escolha, simplesmente porque adoro comparar o mundo que criei na minha cabeça, com as imagens que o realizador tentou transmitir. Por vezes, até a interpretação do livro acaba de ser ligeiramente diferente da minha, o que me leva a ver novas perspectivas das mesmas palavras que li. É emocionante, quando gostamos muito de um livro e o vemos passado para o ecrã. Criamos expectativas, tentamos verificar se a personagem sempre usa o cabelo como imaginamos, se a personalidade é tão risonha como a que pensamos, ou se aquele restaurante terá a mesma decoração que era descrita no livro. É a passagem da nossa imaginação para a realidade de alguém que me faz gostar tanto de ler os livros e ver depois os filmes.

Havendo coisas maravilhosas dos dois lados, cinema e livros, então porquê a existência de debates tão acesos sobre a temática? É simples, acho que os leitores por vezes se esquecem que tudo o que está num livro é, literalmente, impossível de ser transmitido num filme. Há sempre de faltar pormenores, explicações, pelo simples facto de um filme ter tempo limitado e um livro ter as páginas que se considerarem necessárias. Se um filme for fiel à história, se contar o essencial de forma, mesmo que resumida, já fico satisfeita. 'A rapariga que roubava livros', um dos meus livros preferidos, é um desses casos. Há pormenores que faltam, pequenas emoções que não foram transmitidas pelos actores que achei perfeitas no livro, mas fiquei satisfeita com o resultado final. O realizador fez justiça à história e às personagens, sem lhes roubar a essência e alterar dados, assim como acontece com tantos outros filmes. O mesmo não posso dizer do último filme que vi, depois de ter lido o livro 'O clube de leitura de Jane Austen' (um filme que já tinha visto, mas não me recordava). Senti-me totalmente enganada porque a história era superficialmente a do livro, criando no filme muitos mais enredos que não existiam e uma atmosfera romântica que a autora não nos transmite no livro. Senti que a sua história tinha sido adulterada de forma a vender mais e que a única coisa semelhante eram os nomes das personagens e o título do livro.

Resumidamente, gosto de livros e filmes e se um filme seguir a essência do livro já me sinto satisfeita. E sim, continuarei a ler livros depois de ver os filmes, caso se justifique tal coisa. Não sou louca, não é perda de tempo, é simplesmente envolver-me de forma mais profunda em algo que gostei.

 

E vocês? Filmes ou livros?

15 comentários

  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    19.03.16

    Não, nesse caso só vi o filme :)
  • Imagem de perfil

    Sofia

    19.03.16

    Acredita que ao leres o livro também choras...
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    19.03.16

    Olha que sou muito resistente :)
  • Imagem de perfil

    Sofia

    19.03.16

    Já eu não! Image
    Desde miúda que choro nos filmes, mas depois que passei os trinta pareço uma Maria Madalena.Image
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    19.03.16

    É meeeesmo muito raro chorar, quanto mais em filmes :P
  • Imagem de perfil

    Sofia

    19.03.16

    Ès resistente!Image
    Um dia lê o livro e depois dizes.Image
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    19.03.16

    'Cubo de gelo' ou 'insensivel' é o que me costumam chamar :)
    Sim, um dia farei isso :)
  • Imagem de perfil

    Sofia

    19.03.16

    Mas depois és toda cuchi, cunhi com o teu MQT!Image
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    19.03.16

    Com o meu quem? :P
  • Imagem de perfil

    Sofia

    19.03.16

    Mais que tudo( Namorado)!Image
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    19.03.16

    Ahahahah desculpa a lerdice :P Isso também depende dos dias :P
  • Imagem de perfil

    Sofia

    19.03.16

    Pelo que escreves no blog, tens muitos!
    E ainda bem.Image
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    19.03.16

    É, até tenho alguns :P
  • Imagem de perfil

    Sofia

    19.03.16

    Queres enganar quem?Image
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Inspiração do Mês

    Sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Segue-me ainda em...


    Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

    Nas páginas de...

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
    hide

    Parcerias

    Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec