Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

10
Mar16

Há quem ainda escreva à mão!

69.jpg

(Imagem de Just Smile)

 

Numa Era em que os teclados invadiram as nossas vidas haverá quem ainda escreva à mão? Os computadores são fontes interactivas em que as teclas são o seu interface. Os telemóveis são agendas, blocos de notas e centros de troca de mensagens constantes sem qualquer custo. E ainda existem os tablets em que as teclas não são tridimensionais, mas que têm exactamente o mesmo objectivo de não demonstrarem a letra escrita de alguém. Os meninos na escola ainda usam lápis, caneta e um caderno pautado para aprenderem a escrever. A mãe ainda usa um bloco para escrever à mão a lista de compras. Mas haverá verdadeiramente quem ainda escreva frases e mais frases à mão? Estará fora de moda escrever à mão?

Escrever à mão tem para mim outro encanto, é real, é quente é reconfortante. Existe um nível de conforto entre mim, uma caneta e um papel, uma união que me faz sentir aconchegada. Em momentos piores é à mão que escrevo. É na caneta e no papel que tento expressar o que realmente me vai na alma, sem existir a possibilidade de voltar atrás, de corrigir uma única palavra, apenas rasura-la. É nesse imediato, sem ter de esperar por um aparelho ligado, sem ter o receio de tocar na letra errada que deixo as palavras fluírem com a rapidez da minha mão. Coloco tanta pressão que às vezes sinto a mão dorida, mas é no fim ao ver a minha letra, que demonstra tanto de quem sou e do meu sentimento, que me sinto melhor. Escrever à mão é a essência do saber bem escrever.

Escrever é mais do que um simples juntar de letras, é mais do que palavras formadas por símbolos estranhos ou mais básicos. Escrever é expor a alma ao papel, expor uma vida, um acontecimento, uma história. Escrever é mais do que um tipo de comunicação, é uma oração, é um desejo, um pensamento. Escrever é mais do que simples formas gramaticais, é mais do que seguir todas as regras do português, que exige tanto de nós. Escrever é deixar-nos levar, é mostrar capacidades que conseguem estar escondidas durante décadas, é pessoal ou público. Escrever depende do estado de espírito, se está um belo dia de sol, ou um dia de chuva torrencial em que não dá vontade de sair de casa. A escrita é mais do que teclas do computador, é papel, tinta e cor, é dar cor ao branco e transformar uma tela vazia em algo repleto de arte e vida. Escrever é sabedoria, é emoção é a transformação de uma pessoa, é a sua evolução e a sua perdição. Escrever é esvaziar a mente e a alma.

Escrever é um refúgio da realidade, a escrita é a minha melhor amiga, aquela que me salva da loucura e que nunca me trai. É aquela que me acompanhará para toda a vida. E é quando escrevo à mão que todos estes sentimentos me assaltam a mente, por isso sim, ainda há quem escreva à mão. Eu faço-o. Faço-o quando a alma assim o precisa.

24 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec