Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

25
Mai18

Fahrenheit 451(5/12)

(Imagem retirada daqui)

 

       Já há alguns anos que este livro me despertou uma certa curiosidade. Sabia que falava sobre uma sociedade alternativa, sobre uma espécie de premonição sobre o futuro da nossa sociedade, mas não mais que isso. Entretanto, em conversa com a Magda ela ficou chocada com o facto de nunca ter lido o livro e em alguns dias já o tinha no correio prontinho para o ler, logo não havia desculpa para não o fazer.

        Admito que não foi um livro propriamente fácil de ler, não por ser grande, muito pelo contrário, pois é um livro com poucas páginas. Não foi fácil de o ler e não foi por ser um livro mal escrito, nem que mal se percebesse o que se passava. Nada disso. Este foi um livro de difícil leitura apenas por uma coisa, está tão próximo da nossa realidade enquanto sociedade que ser torna verdadeiramente assustador! (Este post contem pormenores sobre o livro, se não quiseres saber, é melhor parares).

       Como disse inicialmente, quando comecei a ler o livro tinha uma noção do que se tratava, mas não mais que isso, e quando comecei a ler as primeiras páginas compreendi que o livro seria sobre Bombeiros que não apagavam fogos, mas que os ateavam e não percebi o porquê. O meu choque residiu quando compreendi que os Bombeiros apenas ateavam fogo a casas que tinham no seu conteúdo livros. Sim, livros! E a frase "os livros são perigosos, fazem pensar" nunca me fez tanto sentido, como neste livro. Este é um livro sobre uma sociedade que está a ser tão bombardeada de informação, das televisões, das paredes digitais da sala, dos rádios e de todas as fontes de media, que não têm a oportunidade de pararem para pensar. É uma sociedade onde os livros não lhes foram propriamente retirados, mas que os começaram a deixar de tal forma de parte que o Governo aproveitou a oportunidade e tentou eliminá-los, tornando-os proibidos. Todos aqueles que vivem uma vida de felicidade, de espontaneidade ou que simplesmente ficam parados a observar a natureza são considerados perigosos para esta sociedade que não quer pensar, que não quer sentir e que apenas quer que tudo seja decidido e feito pelos outros. O silêncio tornou-se em algo assustador para este tipo de pessoas.

    Conseguem reconhecer alguns aspectos das últimas linhas? Conseguem reconhecer a sociedade que está constantemente a ser bombardeada com publicidade, com informações que deixou de ter a oportunidade de pensar por ela própria? Pois, reconheci-nos tão bem em algumas páginas que o livro tornou-se assustador, como numa espécie de premonição para onde a nossa sociedade caminha. Este é sem dúvida um livro magnífico, mas que é impróprio para quem não gosta de pensar, quem não gosta de se questionar e muito menos para quem apenas quer viver numa sociedade materialista e sem valores. É um livro que nos faz questionar para onde caminhamos e até onde poderá a nossa sociedade alcançar, mas é sem dúvida alguma um livro que todos deveríamos ler.

 

"- As pessoas de cor não gostam de Little Black Sambo. Queima-se. As pessoas não se sentem bem com Uncle Tom's Cabin. Queima-se. Alguém escreveu um livro sobre o tabaco e o cancro dos pulmões? Os fumadores estão a chorar? Queima-se o livro. Serenidade, Montag. Paz, Montag, leva a tua luta lá para fora. Melhor ainda, deita-a na incineradora. Os funerais são tristes e pagãos? Eliminam-se, também. Cinco Minutos depois de uma pessoa morrer, vai a caminho da Grande Caldeira, as incineradoras assistidas a helicópteros em todo o país. Dez minutos depois da more, o homem é uma partícula de pó preto. Não façamos trocadinhos com memórias. Esqueçam-nos. Queimem tudo, queimem tudo. O fogo é brilhante e o fogo é limpo."

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec