Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

02
Jun17

Em que mundo vivemos?

(Imagem retirada daqui)

 

- Sabes qual é o teu problema? Seres demasiado simpática. - disse-me alguém um dia destes.

- Sabes o que me disseram hoje? - questionou-me Ele também um dia destes. - Que tenho de deixar de ser tão cordial.

 

E a minha questão prende-se apenas com um aspecto, desde quando é que ser-se simpático, ser-se educado e cordial é um defeito?

Eu e Ele temos andado envolvidos em mil e quinhentas coisas ao mesmo tempo, trabalho que parece não ter fim, preparativos do casamento que parecem nunca mais desenvolver (ou pelo menos termos paciência para o fazer) e até as obras, já para não referir um problema que tivemos em mãos. Ao desabafar sobre isto ou aquilo, seja na vida pessoal ou na vida profissional, a verdade é que têm comentado que ser demasiado 'cordial' pode ser um defeito. Apesar de ficar, um tanto ou quanto, indignada, eu percebo aonde queriam chegar essas pessoas ao apontarem-nos esse aspecto. Mas o que realmente me preocupa é como é que isso, nos dias que correm, é visto como um problema para a resolução de determinadas situações e de diferentes contextos. 

Desde quando é que ser-se educado é um problema? Questiono-me então, se na selva em que vivemos hoje em dia ser educado é uma raridade, um defeito, um impedimento na resolução de problemas. Será que todos os valores que a minha mãe me ensinou têm de ser descartados e modificados?

Assusta-me viver num mundo em que a educação, a seriedade, a cordialidade e a simpatia podem ser um problema e não uma solução. Mas afinal que mundo é este?

 

P.S.: Verdade seja dita, quando deixamos de ser simpáticos os problemas pareceram resolver-se, tenha sido no meio profissional como no pessoal.

 

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    02.06.17

    É mesmo isso, acho que a simpatia começa a ser vista como uma segunda intenção... Mas verdade seja dita, quando perdi a paciência as coisas resolveram-se... Parece que hoje em dia só sabemos falar em estado de nervos ou stress, manter a calma é algo incompreensível...
  • Imagem de perfil

    Andy Bloig

    02.06.17

    Uma rapariga que trabalhava num supermercado onde eu fazia compras, falei com ela muita vez. Um dia encontrei-a na praia, estivemos a falar, ela disse-me que achava estranho falar com ela com simpatia, pois a maioria das pessoas que atendia queriam era despachar-se e refilar com ela cada vez que viam algo de errado. Que sempre ficava desconfiada que lhe iria pedir alguma coisa, porque falava com ela como se a conhecesse. 
    Neste momento, se és simpática, aceitas os erros e permites que tratem das coisas com calma, é porque estás a planear alguma que deixa as pessoas desconfiadas. Daí que muita coisa anda mais depressa quando "disparas em todas as direcções"... com isso, querem é despachar-te para lhes desamparares a loja e ires chatear outros. Image
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    02.06.17

    Nunca tinha pensado nessa perspectiva, mas realmente tens razão. Neste caso, foi mais uma situação de acharem que era 'parva' por ser simpática, cordial e educada. Quando perdi a paciência e percebi que só me compreendiam chateada, a coisa acabou por se resolver...
    Realmente, hoje em dia encontrar alguém simpático é estranho...
  • Imagem de perfil

    Andy Bloig

    02.06.17

    Por ser tão raro é que as pessoas ficam de pé atrás quando alguém é simpático e lhes aceita os erros. Image
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    02.06.17

    Que mundo estranho este...
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Inspiração do Mês

    Sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Segue-me ainda em...


    Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

    Nas páginas de...

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
    hide

    Parcerias

    Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec