Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

31
Ago21

"E fazes muitos sacrifícios?" - Passos para construir uma casa #3

(Imagem retirada daqui)

     E agora a resposta à verdadeira questão "E fazes muitos sacrifícios?". Desde cedo, ainda criança, que aprendi que para alcançarmos os nossos sonhos e desejos precisamos de fazer sacrifícios. Os meus pais sempre me ensinaram a importância e o valor do dinheiro, lembro-me de ainda ser pequena e querer juntar o dinheiro de aniversário para uma boneca e se esse dinheiro não chegasse tinha de esperar pelas prendas da Páscoa para a conseguir comprar e só depois é que atingia o meu objectivo. A vida deu uma grande volta e aprendi ainda mais sobre os sacrifícios que são necessários para atingirmos os nossos sonhos, seja um curso, seja uma viagem e sempre fui regendo a minha vida dessa forma. Um objectivo e uma luta incessante para o alcançar, seja ou não financeiro, por isso quando começamos a falar de construir casa sabia que o mesmo iria acontecer. Focar num objectivo e lutar sem parar até o atingir, foi assim para o casamento, foi assim para a compra do nosso terreno (que me esqueci de dizer, mas que foi totalmente pago antes de avançarmos para a construção da casa) e para todos os nossos objectivos. É claro que construir uma casa levanta muitos receios, aliás, de um modo muito conformista e a poupar problemas, teria sido comprar uma casa já feita, como muitas vezes desejei, mas não conseguíamos ter tudo, as divisões e a localização que precisávamos e por isso optar por construir foi a melhor decisão para dar resposta às nossas necessidades. Se fazemos sacrifícios? Pode-se dizer que:

      Sim, abdicamos do nosso tempo livre para conseguirmos mais alguns trabalhos extras de forma a conseguir entrar mais algum dinheiro mensalmente. Sim, tentamos cortar as nossas despesas não essenciais ao máximo e isso significa menos saídas, menos idas a restaurantes, menos compras de roupa não essenciais, menos férias, menos viagens (e o covid-19 veio ajudar a abdicar dessas coisas todas). Sim, a nossa qualidade de vida diminuiu para podermos dar resposta a todas as despesas, necessidades e questões que a casa levanta. Sim, a casa neste momento tornou-se na nossa prioridade na vida e as nossas conversas andam muito à volta do mesmo, de tijoleiras, divisões, luz e tantos outros pormenores. Sim, sacrificamos muitas horas para tomar as decisões mais acertadas e mais informadas. Sim, todas as compras que fazemos, seja de mercearia ou de janelas para a casa nova, são avaliadas de acordo com as necessidades e com a qualidade, de forma a obter sempre o mais barato. Sim, perdemos muitas horas a tomar decisões, muitas que nos dão um nó no cérebro e que nunca sabemos se é a opção acertada ou não. Sim, perdemos também horas de sono por causa das preocupações. Sim, quando sei que estou a abdicar de coisas boas da minha vida para dar prioridade a outras.

        Não, quando tudo o que disse anteriormente irá culminar na construção da nossa casa de sonho. Não, quando penso que tudo o que é bom na vida e que aprendemos a dar valor exige sacrifícios. Não, quando sabemos que é ali que queremos construir a nossa família. Não quando sabemos que tudo irá terminar em breve e que os sacrifícios serão apenas temporários.

        Por isso, se fazemos sacrifícios, sim, claro. Talvez para outras pessoas estas nossas opções não sejam sacrifícios, ou até sejam ainda maiores. Para mim já nem me parecem sacrifícios, parece-me apenas algo natural neste processo de atingir um sonho. Se calhar não fazemos tudo o que desejávamos para podermos poupar dinheiro e até para termos tempo para trabalhar mais e ganharmos alguns extras, mas a verdade é que acredito que no fim tudo valerá a pena. Acredito que no dia em que passar a primeira noite na minha casa nova todo o sacrifício irá ser recompensado. No primeiro dia que fizer o churrasco com os amigos todas as horas mal dormidas e perdidas em contas serão esquecidas e daí para a frente tudo se tornará mais leve.

          Acredito que no final de todo este processo, todos os sacrifícios valerão a pena!

2 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec