Dezembro, aqui vamos nós!
(Imagem retirada daqui)
Dezembro, sempre foi e será, o mês que mais me aconchega o coração. Adoro guardar sempre uns dias de férias para fechar o capítulo de mais um ano e conseguir renovar as energias para entrar no ano novo cheia de positivismo. Dezembro é o mês que me faz reflectir sobre o ano e preparar os meus desejos para o novo ano. Faz-me sentir uma gratidão enorme, entrar no espírito de Natal deixa-me mais sorridente, mais calma e mais tranquila quanto àquilo que me rodeia. 2019 foi um ano extremamente difícil, com muitos momentos em que realmente não soube o que fazer ou dizer, e a vontade de o deixar para trás é enorme, mas nesta altura do ano consigo (quase) sempre reflectir sobre o que este ano me trouxe de bom. Parece que tudo o que se passou de mau se torna mais leve, mais distante, tornando possível sonhar com a concretização de alguns objectivos para o ano que aí vem.
É verdade que entro em Dezembro já com o espírito natalício, mas sem saber bem como aqui cheguei. Passou demasiado rápido este 2019 e o mês de Novembro, nem se fala! Novembro foi um mês com muito trabalho, mas com muitos reencontros com amigos. Tenho dado por mim a sair mais da minha zona de conforto e a estar mais com aqueles que gosto, a marcar mais cafés e jantares, o que acaba por ocupar bastante a agenda. Em Novembro estive com amigos que não estava há meses e soube realmente bem, pôr a conversa em dia, rir às gargalhadas e até ter conversas mais sérias, mas aconchegou verdadeiramente a alma. Foi um mês em que tive algumas horas de sofá e isso foi necessário para reestabelecer as energias para aguentar mais uma semana. Foi um mês com algumas frustrações, mas com muitos sorrisos. Não foi um mês de decisões como desejava, não foi o mês de voltar a escrever e a ler como antigamente (que o diga o desafio dos Pássaros), aliás, até foi o mês de pela primeira vez faltar uma semana inteira ao ginásio (shame on me!). Mas foi um mês com pequenas coisas que alegraram os meus dias. O miúdo que conseguiu finalmente dizer o [x]. O meu sobrinho que veio a correr dizer que tinha saudades minhas. O livro que finalmente terminei de ler. A temporada da série The Crown que consegui ver. Os jantares e cafés com os amigos. As horinhas passadas no sofá no miminho a ver televisão. E os cozinhados que ficam cada vez mais apurados. Não tinha expectativas para o mês de Novembro, mas termino-o com a sensação de coração aconchegado e isso faz-me sorrir.
E o Dezembro que aí vem? Ora, será mais um mês de reflexão, mas principalmente um mês em que espero aproveitar para descansar, mas também para quebrar a rotina. Ainda será um mês com vários compromissos pessoais e profissionais, mas dia 20 dará início a umas merecidas férias, para ver se termino o ano de loucos com as boas energias que necessito para começar os próximos 365 dias. E o que desejo fazer em Dezembro?
- Cortar o cabelo, que a juba já tem um ano sem ver a tesoura e já está a precisar do belo de um corte.
- Ir ver as luzinhas de Natal, ainda não sei se ao Porto, Braga ou Guimarães e ainda não sei bem quando, mas gosto imenso das nossas caminhadas pelas cidades iluminadas e este ano gostava muito de repetir esta nossa 'tradição'.
- Devorar filmes de Natal, daqueles melosos em que tudo acaba bem. Daqueles em que o amor surge e a magia do Natal acaba por resolver tudo de uma maneira perfeita.
- Pelo menos acabar de ler um livro, já nem peço mais. Este ano as leituras foram uma desgraça!
E que com o mês de Dezembro eu consiga sorrir mais e preocupar-me menos. Que neste mês consiga ficar no aconchego do sofá, mas também sentir-me bem por contribuir mais ao trabalhar para a minha comunidade. Que consiga aproveitar este espírito de Natal da melhor maneira possível, mas que consiga, acima de tudo, transmitir o amor pelo que faço, pelos que amo e por aqueles que quero bem! Vamos lá Dezembro, vamos terminar 2019 em beleza!