Desafio: Tipo de inteligência
A Bárbara desafiou-me à uns dias para o conhecer o meu tipo de inteligência. Sempre achei este tipo de testes engraçados para quem também gosta o ideal é dar um saltinho ao blog dela para ver o questionário e o tipo de respostas possíveis. Aqui.
O meu resultado foi:
F - Inteligência Pessoal:
Aqui são englobados os dois tipos de Gardner:
a) Inteligência Interpessoal: habilidade de compreender os outros; a maneira de aceitar e de conviver com o outro; comunicar de forma adequada com os outros, motivando-os, incentivando-os e dirigindo-os, Temos os exemplos de alguns professores, líderes, psicólogos, médicos, etc.
b) Inteligência Intrapessoal: capacidade de relacionamento consigo mesmo, de autoconhecimento, de entrar em contacto com o seu próprio "eu", de se auto-avaliar e reconhecer os seus pontos fortes e fracos, capacidade de descrever os seus próprios sentimentos e emoções. Habilidade de administrar sentimentos e emoções a favor dos seus projetos. É a inteligência pertinente para a auto-estima devido à importância do conhecimento de si mesmo; identificando os pontos fortes e fracos reconhecem-se as falhas e pode-se adotar um melhor comportamento.
Considero que o resultado foi adequado, primeiro porque sou terapeuta da comunicação e depois porque esta é uma das minhas áreas de eleição de estudo. A segunda parte tem lógica, porque fui aprendendo a viver comigo e a apreciar-me enquanto pessoa. Hoje tenho imenso orgulho de quem sou, com todos os defeitos que possa ter e dúvidas que me possam atravessar a mente.
Não deixem de experimentar o desafio é óptimo para o auto-conhecimento!