Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

22
Mar21

Dar um tempo... a um livro

(Imagem retirada daqui)

      Já alguma vez tiveram de dar um tempo a um livro? Há alguns anos que desejava ler este livro, gosto muito de ler e ver documentários sobre a II Guerra Mundial, faz-me sempre questionar até que ponto poderemos considerar que os Humanos têm Humanidade, faz-me sempre reflectir sobre o homem e a Humanidade, até mesmo sobre a sociedade em que ainda vivemos. Já li imensos livros sobre a temática, alguns do género de documentário, outros romances inspirados em personagens reais e outros até completamente fantasiados, e adorei todos. Não me consigo lembrar de um livro sobre a II Guerra Mundial que me faça dizer que não gostei, porque gostei sempre, mas este livro está a dar-me uma certa luta.

         Quando se fala da II Guerra Mundial, há sempre o nome de um médico famoso que vem à baila, Mengele. Este livro atraiu-me exactamente por isso, pois sei que nos campos de concentração muitas experiências foram feitas e que muitas tentativas para fazer evoluir a Medicina foram realizadas, muitas até com a assinatura deste temível médico. Esperava que o livro fosse sobre isso, que as 800 páginas me mostrassem a ligação da Medicina às atrocidades que foram feitas pelos Alemães, mas a verdade é que o livro não é assim tão fácil de ler. Além de ser uma temática bastante pesada, com a descrição de alguns actos atrozes, a verdade é que fala muito da forma como eram geridos os campos e até o funcionamento político da Medicina na altura. O livro tem partes realmente interessantes, mas estou a meio do mesmo e ainda não consegui terminar, ao fim de três meses. É um livro pesado, em todos os termos da palavra, mas a verdade é que a falta de um fio condutor, temporal ou mesmo de organização, me tem feito avançar de uma forma muito lenta.

         "Os médicos da morte" é um livro sobre a história de alguns dos médicos mais famosos do Terceiro Reich, mas é muito mais político do que propriamente direccionado para a Medicina. O livro vai falando de algumas experiências que foram feitas, como funcionava os centros médicos nos campos de concentração (se lhes podermos chamar assim), mas não existe um fio condutor ao longo de todo o livro o que me faz ficar um bocadinho frustrada por andar sempre para trás e para a frente. Ao fim de três meses tive de fazer o que só me lembrava de ter feito uma vez na vida, dar um tempo ao livro. Este fim-de-semana permiti-me parar a leitura deste livro, colocá-lo de lado e pegar noutro. Quase que o senti como uma espécie de traição, mas teve de ser, foram três meses com este livro a ver se avançava, se o terminava, mas a disposição não está para aí virada. Não é um mau livro, longe disso, aprendi imenso com ele e sobre a verdadeira história da II Guerra Mundial, mas se calhar não é o momento certo para ler um livro destes, se calhar mais tarde irei dar-lhe uma nova oportunidade, mas neste momento preciso de avançar para algo mais leve e mais 'corrido'. Vocês também já tiveram de dar um tempo a algum livro?

 

6 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec