Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

14
Ago18

Criar uma nova rotina a dois e manter o minimalismo

(Imagem retirada daqui)

 

       Antes de nos casarmos ainda não tínhamos tido a oportunidade de vivermos juntos. Conhecia-o bem e sabia que era uma das pessoas mais desarrumadas que conhecia, mas que ao mesmo tempo tinha pequenas paranóias com a roupa impecavelmente dobrada, com os cheiros e com outros tantos afins. Namorámos anos o suficiente para saber cada pequeno pormenor do seu comportamento, mas a verdade é que só quando se vive a dois é que compreendemos realmente o que quer dizer cada uma das nossas pancas. E não falo só das d'Ele, eu própria tenho as minhas e a aventura tem sido em juntar as de um e de outro e vivermos harmoniosamente. As coisas têm corrido melhor do que imaginava, Ele não tem "ajudado", mas feito as tarefas e a diferenciação entre os verbos é para mim enorme e de elevada importância! Ele não se tem desleixado nas tarefas domésticas e compreendo agora que a razão é simplesmente porque não tem quem as faça por Ele, visto eu trabalhar mais dias e horas por semana. A vida a dois tem tido alguns desafios, mas nenhum que me assuste e nenhum que me faça questionar seja o que for, o mais difícil até ao momento é ainda não termos encontrado a rotina certa ou eu própria ter encontrado a rotina em que me sinta realmente confortável.

         Casados há um mês ainda não conseguimos definir bem as horas para jantar, os dias para arrumar a casa ou até organizar inteiramente a casa. Aos poucos temo-nos apercebido que os tupperwares deviam estar um nível a baixo para serem de mais fácil acesso, temos compreendido que por vezes faço mais comida que o necessário e o frigorífico tem sido um poço para onde atiramos as coisas sem qualquer tipo de estratégia de arrumação. São estas pequenas coisas que ainda não consegui organizar na nossa nova rotina e que ainda me deixam ligeiramente desconfortável. Houve hábitos que trouxe de solteira e que incrivelmente tenho conseguido manter, seja para me manter organizada, seja para me manter arrumada e serena, nomeadamente algumas que tinha tentado implementar ao longo do ano anterior, usar e arrumar, colocar a caneca do pequeno-almoço na máquina da louça e ainda consegui criar o hábito de fazer a cama ainda antes de sair de casa. No entanto, ainda há tanto por onde mudar, sinto que precisamos de continuar este processo de criação de hábitos e principalmente de arrumação e organização em casa. O que identifico como erro:

       - Deixar as portas e gavetas abertas, Ele tem o terrível hábito de deixar portas e gavetas abertas. Não percebo a dificuldade da ciência de se fechar uma porta depois de a abrir, mas ainda hoje de manhã a do roupeiro ficou aberta e estraga logo o aspecto do quarto. Tenho-as fechado, mas quero ver se Ele perde este hábito.

      - Organizar recibos, falho tanto neste aspecto ultimamente! Dantes, quando gastava dinheiro apontava imediatamente na app que tinha no telemóvel e quando chegava a casa arrumava logo o recibo na caixa, agora não o consigo fazer. Os recibos têm-se acumulado em cima do móvel da sala e ainda não consegui colocar todas as nossas despesas na app ou num ficheiro excell, isto porque as despesas não são só minhas. Já percebi que Ele não aponta na app e não vale a pena tentar insistir, por isso quero apontar os recibos d'Ele, mas a verdade é que estão para lá acumulados e ainda nem lhes toquei (além do aspecto horrível e de desarrumado que dá à sala...).

      - Organizar as mercearias, quando as uso coloco-as em frascos herméticos, ainda não me dei foi ao trabalho de apontar o nome de cada produto e tenho-os acumulado uns em cima dos outros não facilitando na hora de cozinhar. Preciso mesmo de os ordenar e colocar em ordem de utilização e necessidade. E quem fala nos armários das mercearias, fala também das gavetas dos mesmos.

         - Arrumar balcão da cozinha, a minha cozinha é ligada à sala e a verdade é que com três móveis eu e Ele temos o terrível hábito de colocar tudo em cima do balcão da cozinha. Ele já é pequeno e no momento de confeccionar as refeições torna-se um martírio com tanta coisa lá em cima, desde carteiras a chaves e óculos. Desde que criamos um espaço para colocar as chaves assim que entramos em casa a coisa já melhorou, ainda assim não está no ponto necessário para manter o balcão da cozinha desimpedido.

      - Planeamento de refeições, este tem sido um aspecto difícil. Agosto é sempre um mês de muitos convívios, seja com família ou amigos, e existem momentos de encontro que surgem na última da hora, o que torna difícil fazer o planeamento de refeições, isso e quando faço a mais e dá para mais uma vez. Gostava de conseguir organizar tudo ao fim-de-semana para ao longo da semana me facilitar a vida, mas a verdade é que só tenho consigo fazer de véspera. Espero que em Setembro estes convívios diminuam um bocadinho e que eu já tenha a capacidade de me organizar um bocadinho melhor.

      - Gerir horários, a rotina da manhã não foi difícil de criar, mesmo com uma única casa-de-banho, o problema tem sido em encontrar o meu momento, o 'me time' para ler um bocadinho. Não pego num livro desde a lua-de-mel, ainda não começamos a ver nenhuma série e nem temos aproveitado assim tanto o sofá. Os fins-de-semana têm sido ocupados com família, amigos e trabalho, e durante a semana, entre tomar banho, jantar, arrumar a cozinha e preparar as coisas para o dia seguinte, quando damos por ela já é hora de ir dormir e só estivemos 20-30 minutos no sofá. Acredito que isto só irá mudar quando conseguir gerir um melhor horário para refeições e para os outros cuidados.

       No meio da criação desta nova rotina, que não está tão má assim, mas também não está tão bem quanto isso, sinto que quero mesmo tentar levá-lo a compreender um bocadinho melhor o minimalismo. Gostava imenso que compreende-se a importância que tem tido na minha vida e para o meu bem estar e quem sabe até levá-lo a mudar alguns comportamentos. Sinto que estou a precisar de organizar-me em listas, tarefas e arrumações para voltar a sentir o bem estar que o minimalismo me trouxe. Sei que há hábitos que consegui manter e implementá-los em mim mesma, mas sei que outros se perderam pelo caminho e que há outros que precisam de mudança. Aceitam-se sugestões!

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec