Crepes, a delicia dos dias frios
(Imagem de Just Smile)
Sou gulosa de natureza. Gosto de salgados, mas adoro doces. Como bem uma tablete de chocolate, mas se for um bolo devoro-o. Gosto do doce no ponto certo, não demasiado doce e enjoativo, mas na medida certa. Sou gulosa e acho que isso se deve à minha genética, não fosse a minha mãe ainda mais gulosa que eu. No entanto, desde que sou intolerante à lactose que fora de casa não me posso consolar com os doces. Evito comer fora de casa produtos que não sei o que levam e nas pastelarias a probabilidade de me verem a comer pão com fiambre é gigantesca. Sendo assim a minha única alternativa é confeccionar os meus próprios doces, onde substituo os produtos que levam lactose. Por vezes durante a semana tenho uma vontade enorme de comer doces, não é frequente, mas acontece, principalmente depois de um fim-de-semana em festas em que não pude tocar num único doce (comer com os olhos não funciona para mim, fico mesmo com o pecado da gula). Quando tal coisa acontece não posso perder muito tempo na cozinha, os fins-de-semana são para confeccionar doces mais elaborados, mas durante a semana o tempo é pouco e preciso de receitas rápidas e práticas. Normalmente opto por fazer crepes com chocolate, rápidos e deliciosos.
Ingredientes:
- 1 dl de leite + q.b. para o chocolate
- 1 dl de água
- 2 ovos
- 100g de farinha
- chocolate de culinária
Preparação:
Para ser uma confecção rápida coloco primeiro no copo da varinha mágica a água e o leite, depois os ovos e adiciono a farinha. Enquanto mexo com a varinha mágica já tenho a frigideira anti-aderente ao lume (uso uma do Ikea que é o tamanho ideal para os meus crepes). Depois de aquecer bem e da massa estar homogénea é só deitar um bocadinho de massa na frigideira, espalhar e virar a massa apenas quando estiver com as bolinhas de ar. Simples e em 15 minutos faço imensos crepes (nunca sei precisar o número, mas pelo menos dez costumam ser).
Como sou preguiçosa o chocolate é feito da forma mais básica que há. Pego em quadradinhos de chocolate de culinária (normalmente 80% de cacau) e coloco-os numa chávena, deito apenas um bocadinho de leite e levo ao micro-ondas por 40 segundo na potência máxima. Quando tiro ainda não está derretido, mas mexo bem o chocolate com o leite e começa a ganhar a consistência desejada, nem muito líquido nem muito grosso. Se for necessário, adicionar mais um bocadinho de leite e levar novamente ao micro-ondas.
E assim ficam feitos rapidamente. É uma sobremesa rápida, deliciosa e que pode ser acompanhada com várias coisas. No verão costumo pôr fruta e gelado, quando não me apetece chocolate ponho apenas açúcar e canela. É fácil de criar recheios bons e diferentes para acompanhar os crepes e é o ideal para aqueles dias sem tempo e que nos apetece algo docinho.
Quem costuma fazer?