Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

29
Jan16

Contrato, um mito dos tempos modernos

(Imagem retirada da Internet)

 

Ontem, num acto já de desespero e de fadiga pela minha condição de desempregada, falei com Ele da possibilidade de emigrar (nem comento o que adveio daí, porque não é disso que venho falar). Durante a conversa surgiram-me alguns argumentos que até agora não tinha realmente estado consciente, um deles é que na minha área já nem acredito na existência de contratos. Quando respondo a um anúncio ou envio uma proposta de trabalho para qualquer entidade, imagino imediatamente que as condições passem pelos degradantes Recibos Verdes. É que aqui a Just já nem sequer coloca em questão que poderá existir alguma entidade na minha área a procurar trabalhadores para os colocar a contrato. Digam-me o quão deprimente é a situação.

Em três anos de que terminei a licenciatura um deles foi a recibos verdes e os restantes meses de experiência apenas tiveram contrato porque houve uma inspecção no gabinete do patrão, senão até hoje teria na Segurança Social a informação de que nunca tinha tido um contrato. Na minha área já desisti de sequer pensar que virei a encontrar um emprego a tempo inteiro e se conseguir conciliar part-times já terei muita sorte. Referência importante, estou na área da saúde, sou Terapeuta da Fala e não vejo sequer a ínfima possibilidade de brevemente (vá, prazo de 5 anos) conseguir um contrato que seja, a não ser que caia um santo do altar. Ao falar-lhe na possibilidade de emigrar fiz exactamente esta referência e Ele apenas acenou e à minha questão de 'Mesmo que consiga mais que um trabalho na área a recibos verdes, como poderemos avançar na vida com a instabilidade e inconstância de um ordenado?', nada me respondeu sabendo que tinha razão.

A área da Saúde é uma das mais importantes da sociedade, mas a mais subestimada. Não há apoios, nem aos pacientes nem aos profissionais, e somos tratados de uma forma tão descartável que somos capazes de ganhar BEM menos que uma empregada doméstica (já me propuseram ganhar, 1,98€ por sessão e 2€ à hora). Na área d'Ele, Engenharia, já não é bem assim e, além da contínua procura, não existem estas propostas absurdas como na área da Saúde. Recibos verdes não são a palavra do dia e Ele nem conhece tal situação. E agora questiono-me, porquê tal discrepância?

Para mim a palavra contrato é um paraíso num horizonte longínquo. Um mito antigo em que os meus pais possuíam contratos duradouros. Uma palavra para todas as áreas excepto a da Saúde. Contrato é uma palavra que ainda não faz parte da minha área profissional.

 

P.S.: Há excepções e tenho alguns amigos a contrato, mas são tão poucos que se contam pelos dedos de uma mão.

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec