Coisas que vão desaparecer lá em casa!
(Imagem retirada daqui)
A ecologia e o meio ambiente são temáticas que ultimamente estão na boca de toda a gente, não é apenas uma questão de moda, é uma preocupação necessária. A forma como o plástico invadiu as nossas vidas e como de repente está em todo o lado, nas águas, nos animais e até dentro do nosso corpo, tem sido uma das maiores chamadas de atenção para o mundo. Na televisão são inúmeras as reportagens e imagens sobre como o lixo está a invadir a nossa vida e o nosso planeta, destruindo-o de forma lenta e cheia de consequências que só agora se começam a tornar visiveis. Aos poucos as coisas lá em casa vão mudando, os sacos já são reutilizáveis (cada vez que tenho de usar um saco de plástico na frutaria a consciência pesa-me de uma forma desmedida....), as garrafas de água também, tupperwares de plástico são poucos e fast-food não faz parte da nossa dieta. Há ainda muitas coisas que quero mudar, em Outubro passado fiz uma lista e dessa lista nada mudou, tenho de ser realista e compreender que não tenho tempo para confeccionar tudo e mais alguma coisa. Mal tenho tempo para limpar a casa (admito que ultimamente tem sido coisa rara), quanto mais tempo para preparar produtos de limpeza. Esta semana compreendi que tenho de ser realista quanto ao estilo de vida que tenho e de comprender que tenho de ser ecológica, mas de acordo com as minhas limitações e com a minha rotina. Assim, em modo de passinhos de bebé há coisas que vou mudar e que serão para breve, coisas palpáveis e de acordo com as minhas necessidades e a minha vida. Neste momento há coisas que quero que desapareçam lá em casa:
- O meu desodorizante, andei imenso tempo a usar o bicarbonato de sódio em pó, mas por uma questão de conformismo e praticabilidade desleixei-me e adquiri novamente um desodorizante roll-on.
- Sabonete líquido, adoro o gel de banho que uso e adoro usá-lo na rede do banho. Normalmente, de forma mais económica e para não comprar mais embalagens, o meu gel de banho acaba por ser o meu sabonete líquido para as mãos. Mas ando seriamente a ponderar em lavar as mãos apenas com sabonete sólido.
- Limpa-vidros, acho que aqui consigo confeccionar facilmente um produto de água e vinagre para limpar vidros e espelhos.
- Comprar mais coisas avulso, não é fácil encontrar coisas avulso, principalmente quando a maioria das minhas compras é feita online. No entanto, este vai ser um dos meus objetivos, ao ir comprar a fruta vou tentar comprar as coisas necessárias avulso.
- Acabar com os microplásticos. Acabou-se o esfoliante com os microplásticos e as pastilhas da máquina da louça terão de ser bem ponderadas. Não quero continuar a contaminar as nossas águas de forma tão poluente.
Não é fácil tomar a iniciativa para mudar todas estas coisas. É necessária paciência, pesquisa, mas principalmente a vontade de mudança, de fazer melhor pelo local onde vivemos. Vamos lá iniciar uma nova fase de mudanças!