Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

07
Mai16

Bolas de Berlim caseirinhas

 

(Imagem de Just Smile)

 

Há muito que andava para experimentar a receita de Bolas de Berlim feitas no forno. Andava a adiar, a adiar, até que ontem, quando devia estar a estudar Leis meti-me na cozinha e perdi lá a minha tarde toda. Resultado da experiência: Creme maravilhoso, mas as bolas cresceram em demasiado (credo! ficamos com um bola do tamanho de duas), demora imenso tempo, entre tantos tempos de fermentação, e ainda por terem ficado grandes tiveram de ficar mais tempo no forno e por isso ficaram um bocadinho mais secas. Optei por esta receita de forno para tentar ser um bocadinho mais saudável e porque odeio fritar coisas. Ainda, não façam como eu que acrescentei demasiada casca de limão e a massa ficou com um sabor um bocadinho mais intenso do que seria suposto.

Apesar disso fiquei extremamente orgulhosa por terem ficado comestíveis à primeira tentativa e ainda por cima terem ficado com este aspecto maravilhoso. Numa próxima, de certeza que conseguirei acertar os pormenores acima referidos.

A receita foi retirada da revista Notícias Magazine (daqui).

 

Ingredientes para a massa:

50 g de fermento de padeiro
3,5 dl de leite
700 g de farinha
1 ovo e 2 gemas
100 g de açúcar em pó 
80 g de manteiga
raspa de 1/2 limão
essência de baunilha

 

Preparação:

Dissolver o fermento em 2 dl de leite morno e adicionar à mistura as 100 g de farinha. Mexer bem e acrescentar o ovo e as gemas, misturando até formar uma massa homogénea (fica um bocado líquida, mas não teve problema). Deixar 30 minutos a levedar num local aquecido até formar bolhas à superfície.

Juntar o açúcar em pó, o restante leite amornado com a manteiga, a farinha que sobrou, a raspa de limão e a baunilha. Amassar bem e deixe a levedar tapada até atingir o dobro do volume, ir acrescentando farinha se for necessário, até a massa não colar às mãos.

Moldar pequenas bolas, colocá-las num tabuleiro de ir ao forno e levedar mais um pouco (cobertas com um pano) e assá-las em forno pré-aquecido a 190º por 15 a 20 minutos. Depois de frias abri-las, rechear com o creme de pasteleiro e polvilhá-las a gosto com açúcar em pó.

 

Ingredientes para o creme de pasteleiro:

250 ml de leite
75 g de açúcar
40 g de farinha
2 gemas de ovo
1 ovo inteiro

 

Preparação

Ferver 200 ml de leite. À parte, misturar os restante ingredientes com 50 ml de leite frio e juntar depois tudo ao leite quente ainda ao lume, sem parar de mexer até obter um creme espesso. Deixar arrefecer e rechear as bolas de Berlim. 

 

Quero opiniões das pessoas que depois experimentarem a receita, já que a fotografia no Facebook foi tão gabada 

41 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec