Bolacinhas com Pepitas de Chocolate
(Imagem de Just Smile)
Na semana em que estive de baixa, num daqueles dias em que já estava a sentir-me melhor (o último, diga-se de passagem), decidi experimentar fazer a receita de Bolachinhas Com Pepitas de Chocolate da Yammi. Os ingredientes já há muito que estavam lá em casa, a vontade de os comer também já era muita e aproveitei aquele momento em que já estava farta de estar em casa para experimentar a receita do mês de Fevereiro. A verdade é que há muito tempo que tinha esta receita na minha cabeça, Ele adora bolachas com pepitas de chocolate e lá em casa tem sempre Chipmix e coisas desse género, mas eu, como intolerante à lactose, mal as posso tocar. Então, tenho sempre ali no armário bolachas que não posso comer e que me fazem babar como uma criança, assim, a receita tinha mesmo de ser experimentada. As bolachas ficaram boas, contudo considero que ficaram demasiado doces e numa próxima experiência irei reduzir significativamente ao açúcar, seja o mascavado como o branco granulado.
Depois de alguns pedidos pelo instagram, deixo-vos a receita que se encontra no site da Yammi, mas que pode perfeitamente ser feita à mão. Se gostam de coisas muito doces, tal como a minha mãe, não mexam na quantidade de açúcar, caso contrário diminuam a vosso gosto.
Ingredientes:
- 280 g de chocolate aos pedaços (ou pepitas de chocolate)
- 115 g de açúcar
- 140 g de açúcar mascavado
- 140 g de manteiga amolecida
- 1 ovo
- Pitada de sal
- 1 c. de sopa de aroma de baunilha
- 240 g de farinha sem fermento
- 1 c. de chá de fermento para bolos
- 1 c. de chá (rasa) de bicarbonato
- Película aderente
- Papel vegetal
Preparação:
1º Misturar o açúcar, o açúcar mascavado e a manteiga ligeiramente amolecida até se obter uma massa homogénea. Eu usei a Yammi, mas acredito que o batedeira normal faça a mesma função.
2º Enquanto a batedeira continua a trabalhar, adicionar o ovo, o sal e o aroma de baunilha.
3º Acrescentar a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio e misturar até ficar uma massa homogénea, no fim é só envolver as pepitas de chocolate.
4º Colocar a massa em película aderente no frigorífico, a receita dizia durante 2 horas, mas considero que deveria ter ficado mais tempo.
5º Depois de passar o tempo de descanso da massa, pré-aquecer o forno a 180ºC, e em cima do papel vegetal colocar pequenas colheres de massa (cerca de 50g) e levar ao forno.
6º As bolachinhas deverão ir ao forno cerca de 15-20minutos.
As bolachas ficaram boas e aguentaram mais de uma semana estaladiças e saborosas, mantidas num recipiente fechado. Os únicos conselhos que dou ao fazer estas bolachas? Além de diminuir ao açúcar, a não ser que sejam extremamente gulosos, é deixar a massa ficar mais tempo no frigorífico, pois fica mais fácil de a moldar, e também não se preocuparem com o formato da massa que colocam sobre o papel vegetal. Aqui a Just, na primeira fornada de bolachas tentou metê-las todas bonitas, redondinhas e tal (demorando imenso tempo), mas tal coisa não era necessário, pois quando a massa cresceu, cresceu uniformemente e apesar de existirem umas bolachas maiores que as outras, a diferença era quase nenhuma e dava menos trabalho.
A quem experimentar a receita, bom apetite