Bifanas à moda do Porto
(Imagem de Just Smile)
Não, não pensem que isto agora virou um blog de culinária porque realmente não é verdade, apenas foram felizes coincidências algumas pessoas me terem pedido receitas nos últimos dias.
Nunca tinha experimentado fazer bifanas e aqui diz-se à moda do Porto porque, já aprendi, em algumas zonas do país bifanas são apenas febras grelhadas, estas são realmente muito diferentes. Aqui na zona bifanas têm de ser finamente cortadas e para estarem no ponto têm de se desfazer, e não são como as das Vendas Novas Maria, mas estas também vão bem no meio do pão. Já há algum tempo que tinha no congelador as ditas bifanas, mas como só davam para uma dose andei a adiar o processo de as cozinhar, até que no passado sábado à noite decidi experimentar. Andei a ver pela internet várias receitas e acabei por combinar algumas delas, até porque tinha de me cingir ao que tinha por casa. O resultado? Surpreendentemente bom! Nem eu sabia que tinha tão boa mão para a culinária. Conselho para quem não é do norte e que dificilmente já encontra as bifanas assim cortadas, peçam no talho para as cortar na máquina para ficarem realmente finas.
Ingredientes:
- 150g de cebola
- 3 dentes de alho
- 35g de azeite
- 1 folha de louro
- 150g de polpa de tomate (a receita original pedia tomate aos pedaços de lata, mas lá em casa não se usa disso)
- 1 cerveja de 25cl
- 50g de água
- molho inglês q.b.
- 1 colher de chá de pimentão-doce
- 1 caldo de carne
- vinho do Porto q.b.
- sal e pimenta q.b.
- 400g de bifanas
Preparação:
1º Refogar com azeite as cebolas e os alhos bem partidos, quando a cebola estiver alourada acrescentar a folha de louro.
2º Acrescentar o tomate e deixar ferver.
3º Adicionar a cerveja, a água, o molho inglês, o caldo de carne, vinho do Porto, pimentão-doce, sal e pimenta a gosto e as bifanas. Deixar cozinhar por 20/25 minutos.
4º É importante ir mexendo as bifanas para não colarem no fundo da panela.
As bifanas são servidas no meio do pão e muito bem acompanhadas com as belas de umas batatas fritas. Tenho a dizer que para quem fez pela primeira vez elas ficaram muito boas e é uma refeição fácil e rápida de preparar. Quem vai arriscar?