Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

20
Jan21

Balanço das Poupanças de 2020

(Imagem retirada daqui)

       No início de 2020 fiz um plano de onde desejaria poupar algum dinheiro, com a casa a iniciar a construção a poupança é uma acção extremamente necessária e já muitas foram as despesas da casa que nos fizeram balançar as poupanças ao longo de 2020, principalmente uma despesa das Finanças (a chiqueza de uma "actualização de valores") que quase nos deu um pequeno ataque. Mas apesar de todas as despesas que tivemos de 2020, vejo que os meus objectivos de poupança foram realmente cumpridos. Venho aqui apresentar-vos o meu balanço de poupanças de 2020.

       - Poupar nas idas a jantar fora, Check! Acho que a pandemia também assim o obrigou, mas a verdade é que recorremos mais ao take-away em 2020 do que alguma vez o tínhamos feito. A partir de Setembro a questão social fez-nos manter as nossas encomendas de take-away, apenas por uma razão , nós pertencemos ao grupo de privilegiados em que esta pandemia não teve impacto nos salários. Desta forma, tentamos ajudar quem realmente está a precisar de manter o seu negócios e os postos de trabalho. Contudo, a verdade é que se apesar de tudo conseguimos poupar cerca de 15% a ir jantar fora, esse valor acabou por ser acrescentado na conta do supermercado.

    - Poupar nas despesas de roupa e calçado, Check! Também não era muito difícil, visto em 2019 termos feito um enorme investimento em roupa. Este ano, talvez até por estarmos mais em casa e não sentirmos a necessidade de trocar de peças de roupa, que a poupança na compra de roupa e de calçado foi de cerca de 62%.

      - Poupar em médicos e farmácia, Check! E ainda bem, em 2019 corri demasiadas vezes para o médico e isso não ajudou em nada. Apesar dos tempos que vivemos em 2020, conseguimos poupar cerca de 11% das despesas em farmácia durante o ano de 2020. Sei que nestas contas estão incluídos os óculos para Ele, os meus cremes que comecei apenas a usar de 2021, mas a verdade é que é sinal que tivemos mais saúde e isso é óptimo!

     - Poupar em combustível, este era um dos pontos que mais queria que acontecesse porque temos uma despesa anual em combustível absolutamente brutal, e nisso (infelizmente) a pandemia ajudou. Durante o ano de 2020 conseguimos poupar cerca de 10% da nossa despesa em gasóleo, poderia ter sido mais? Não sei, eu gostava, mas já fico contente que este aspecto tenha acontecido.

       O facto de ter estado em confinamento bastante tempo também permitiu poupar em áreas como a ida a cafés, ao nível da estética e de passeios, visto não termos ido de férias. Eram pequenos prazeres que tínhamos que nos foram negados, mas que nos ajudou a poupar nas nossas despesas anuais. Apesar das poupanças que foram conseguidas ao longo de 2020, houve áreas em que gastamos mais dinheiro, uma consequência do covid-19 (ou não) e a outra consequência de se andar tanto na estrada.

      - Não poupamos no mecânico, aliás, tivemos um aumento da despesa de mecânico de 55% com os carros. Acho que durante o ano de 2020, se os nossos carros não tiveram todos os meses no mecânico estiveram quase, ora o meu ora o d'Ele. São despesas com as quais não estamos a contar, mas que nos abalam do coração. Os carros são na nossa casa uma das maiores despesas anuais que temos.

     - Não poupamos no supermercado, eu bem que tento apanhar boas promoções e a verdade é que muitas das minhas encomendas online no Continente são praticamente com produtos apenas em promoção, mas se poupamos nas idas aos restaurantes aumentados em 15% a nossa despesa anual em produtos de higiene e comida. Admito que este aumento também advenha do facto de os produtos alimentares terem aumentado de valor desde o início da pandemia, nomeadamente fruta, legumes, carne e peixe, bens que nos são essenciais.

         Sei que no final do ano, se formos a comparar com 2019, gastamos mais em 2020, mas estas contas já incluem muitas despesas com o nosso terreno para a construção da nossa casa e até com bancos e licenças. Em 2020 conseguimos fazer o nosso empréstimo, fizemos o muro de suporte das terras do terreno e ainda todas as licenças, taxas e taxinhas para a construção da casa, por isso é normal. O dinheiro que fomos poupando ao longo dos últimos dois anos desvanesceu-se para podermos começar a construir a nossa casa. Apesar disso sinto-me muito orgulhosa destas poupanças, consegui controlar bem as despesas, os impulsos e até fazer melhores compras. Espero que em 2021 as coisas continuem a correr bem e até melhor, no que toca às minhas poupanças!

5 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec