Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

12
Nov18

Aquelas listas de 101 coisas em 1001 dias

(Imagem retirada daqui)
 
     Adoro listas, quem me vê por estes lados já há algum tempo sabe que gosto de definir objectivos e de os ir concretizando. Anualmente faço uma lista de objectivos que me ajudam a manter focada. Aqui há uns tempos fazia objectivos mensais e até foram correndo muito bem, mas desde que mudei de emprego que ainda não conseguir orientar uma rotina e não tenho conseguido criar objectivos mensais. Contudo, sou uma grande adepta das listas, sejam as de compras, as de viagens ou as de livros. Por esta blogosfera fora, ao longo dos anos, fui vendo mais que uma blogger a criar as famosas listas de "101 coisas em 1001 dias". Adoro ler essas listas, adoro a ideia de fazer uma lista com todos os nossos objectivos para os próximos 1001 dias, mas não a consigo fazer.
        Já por mais de uma vez que tentei elaborar uma lista tão grande de objectivos, mas chego ali ao 20º e não consigo tirar mais nada. Eu sei lá se no espaço de quase três anos se terei capacidades financeiras para concretizar alguns dos objectivos, eu sei lá se no espaço de três anos manter-me-ei no mesmo emprego? Não consigo, de forma alguma, criar listas tão longas de objectivos. Juro que já tentei, ainda na semana passada vi uma blogger com uma dessas listas e o meu pensamento foi "Vai ser desta Just, toca a fazer uma lista com tudo o que pretendes atingir nos próximos quase três anos!" e lá comecei. A lista começou bem "1. Construir a nossa casa; 2. Pintar o cabelo; 3. Ir pelo menos 5 vezes ao cinema; 4. Ir a Itália..." e a coisa foi acontecendo naturalmente, até chegar ao 15º objectivo e já ter de puxar demasiado pela cabeça. "Eu bem que queria ir a Nova Iorque, mas parece-me que nos próximos três anos não vou ter dinheiro para isso.", e começo a enveredar pelo campo mais profissional "Bem, gostava de continuar a ser terapeuta, mas daqui a 2 anos o meu contrato acaba e não sei o que vai ser de mim... Adorava um mestrado, mas primeiro tenho de ver como vai ser o resultado da pós-graduação...". Chego à conclusão que tenho objectivos para mim mesma, sejam pessoais, profissionais ou em casal, mas que não lhes consigo definir uma data limite para os atingir.
       Adorava conseguir fazer uma dessas listas, mas para a minha personalidade parecem não se conseguir encaixar. Quando crio objectivos, crio-os de forma realista, de uma forma focada para um prazo e que sei que com algum esforço os conseguirei atingir, mas não os consigo criar a longo prazo. Não consigo prever a minha vida daqui a dois anos, se calhar sei onde estarei daqui a um ano, mas não o consigo fazer para daqui a dois. A vida tem-me ensinado a não exigir demasiado dela, a sonhar, mas de pés assentes na terra, até porque quando se sonha demasiado alto ela teima em dar-nos a volta (seja pela positiva ou pela negativa). Gosto de me orientar, de me manter focada, mas pensar demasiado à frente faz-me sentir demasiado pressionada, demasiado incapaz de compreender se algum dia conseguirei atingir aquilo naquele prazo. Sei o que quero, sei o que sonho, só ainda não sei muito bem quando se concretizará. 

11 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)
Revista Inominável

Nas páginas de...

2018 Reading Challenge

2018 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal