Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

21
Jun17

A vida continua, dizem eles

(Imagem retirada daqui)

 

A vida continua, dizem eles. E têm razão, a vida continua. Continuo a sair de casa para ir trabalhar. Continuo a estar com os amigos. Continuo a sorrir com as gargalhadas dos sobrinhos. E continuo todas as noites a esperar por um beijo d'Ele para me acalmar depois de um dia de muito trabalho. Mas cá no fundo há uma sensação de vazio inexplicável. Ver as notícias a toda hora deixa o coração ainda mais apertado, uma sensação de perda que não é minha. Uma tristeza que não se vê, que não sinto no seu pleno, mas que me deixa apática, pensativa, cansada. Não imagino o que sentirão as pessoas que perderam famílias inteiras, que perderam casas, que perderam a vida como a conheciam. Não imagino o que sentem essas pessoas, por muito que tente acredito que só quem vive esses momentos aterrorizadores é que sente tal coisa. Hão de haver mil culpados, as matas mal organizadas, os eucaliptos, a má gestão e organização de quem gere os Bombeiros e afins. Mas para já, agora, neste momento de nada servem os culpados para quem perdeu tanto. Agora apenas a dor lhes serve.

Esta sensação de vazio mantém-se, mas como dizem, A vida continua.

 

P.S: Será que este incêndio não tem fim?

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    21.06.17

    Sim... sem dúvida que aqui a maior perda foi das vidas, já tivemos incêndios muito maus, mas nunca que levassem tanta gente... O que correu mal aqui?
  • Imagem de perfil

    Andy Bloig

    21.06.17

    Pelo que o meu tio me disse do que falou com um colega que está no hospital (deves ter visto a foto de um carro dos bombeiros no ponto mais próximo da imagem dos carros queimados), o que se passou ali foi algo "impossível". Uma tempestade de raios, ventos fortíssimos e o fogo que estava do outro lado da aldeia, passou-lhe por cima e "aterrou ali". Aqueles homens estão vivos (1 faleceu e estão mais 2 em estado muito grave) porque 2 carros de bombeiros conseguiram recuar, depois de um carro ter embatido no carro dos bombeiros com tal violência que rebentou com o eixo e o suporte da roda. Os outros carros atacaram o fogo naquele ponto e conseguiram retirar de lá os 6 bombeiros que tentaram ajudar o carro que lhe bateu. Infelizmente, não conseguiram salvar o ligeiro e foram os colegas que os tiraram tirar de lá com vida. 
    É que aquilo parece um cone. O carro dos bombeiros não ardeu mas, os bombeiros que sairam foram queimados enquanto estavam a tentar prestar assistência ao outro carro. 
    Nem toda a gente morreu na estrada como é dito. Existiram mortos num caminho que fica acima da estrada a uma distância curta (que muita gente estaria a usar para aproveitar a cobertura da aldeia) e nos acessos. Quem estava na estrada antes daqueles acessos, teve tempo de fazer inversão de marcha e fugir. É que aquilo aconteceu tudo num espaço de 2 quilómetros. A maioria dos mortos aconteceu num círculo de menos de 500 metros. Ser um espaço tão pequeno, foi algo repentino e avassalador. 
    Aquela estrada tem caminhos e acessos em tal quantidade que mesmo que a quisessem fechar, era preciso levarem uma frota de automóveis para impedir as pessoas de chegarem à estrada, mesmo assim, não sei se conseguiam, pois a maioria das aldeias tem caminhos pelo meio da mata que desembocam na estrada ou nos acessos. 
    2 dos mortos aconteceram ao final da manhã de Domingo, quando se meteram a caminho da Castanheira por um desses caminhos de terra e entraram para a estrada nacional, depois do sítio da morte, excesso de velocidade, perderam o controlo do carro em cima da cinza, tendo-se despistado. 
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    21.06.17

    No fundo, como imagino, foi algo imprevisível e rápido... depois o calor e os ventos, juntamente com os eucaliptos, foram só os condutores e estimuladores de uma desgraça...
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Segue-me ainda em...


    Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)
    Revista Inominável

    Nas páginas de...

    2018 Reading Challenge

    2018 Reading Challenge
    Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
    hide

    Parcerias

    Emprego em Portugal