Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

29
Jan15

A Teoria de Tudo

(Imagem retirada da Internet)

 

E continuo a ver filmes nomeados para os Óscares, este foi mais um, 'A Teoria de Tudo'. Tinha um certo receio quanto ao filme, achava que iria conter demasiada informação cientifica e que pouco ou nada ia conseguir perceber, pois enganei-me. O filme retrata unicamente a vida de Stephen Hawking, não só a profissional e cientista, mas a nível pessoal. Nada tenho a acrescentar de negativo sobre o filme, pois considerei-o fantástico. Tudo o que é cientifico passou-me completamente ao lado, porque por muito que tente compreender física e transformar o mundo em números, sou um zero à esquerda, coisas demasiadamente abstractas para a minha mente.

Os actores foram fantásticos e, se já o referi em 'O Jogo da Imitação', agora tendo realmente para o prémio de melhor para o actor Eddie Redmayne. Mas que coragem representar uma doença tão grave, com a qual já me deparei nos meus casos clínicos. Que coragem e que boa representação de uma doença tão devastadora quanto a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Que excelente representação das dificuldades desta doença fatal e da forma gradual como esta começa a impossibilitar a autonomia. Mas que excelente actor! Nem quero imaginar as dificuldades e até dores que deve o actor ter passado para conseguir mostrar, da forma mais fiel possível, a verdadeira luta contra a ELA.

Quanto à história, não sabia absolutamente nada sobre a vida de Stephen Hawking, sabia que tinha ELA (pois em todas as aulas de neurologia o seu caso era apresentado), mas nem sequer fazia a ideia de que alguma vez tinha tido filhos, quanto mais casado. Conhecia vagamente a sua teoria das aulas de Física do secundário e que era mundialmente reconhecido nessa matéria. No entanto, a nível pessoal nada sabia e apenas tenho a dizer: Que grande homem e que grande mulher que ele teve. O filme deixou-me a pensar sobre a coragem perante as doenças, sobre o amor contra todos os infortúnios da vida, sobre a força de vontade em continuar a ser alguém e principalmente, sobre como continuar a vencer com todas as adversidades. É incrível como uma doença com uma pequena probabilidade de sobrevivência deixou este homem viver tantos anos, incrível como o amor fez com que aquela mulher deixasse de olhar para os outros e apenas seguisse os seus sentimentos. É difícil explicar tudo o que este filme me deixou a pensar, mas acho fantástica toda a sua história e toda a sua veracidade.

Um excelente filme em que nada mais do que eu possa acrescentar irá aumentar o seu valor.

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec