Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

12
Abr16

A saga dos pratos

(Imagem retirada daqui)

 

Há já algum tempo que eu e Ele temos vindo a pensar em começar a elaboração de um enxoval. Sim, antigos eram os tempos em que aos 25 anos uma mulher já tinha o enxoval feito (se ainda não estivesse casada), algumas até sem namorado. Mas como eu não sou dada a essas coisas de antigamente, principalmente as que diferenciam significativamente o homem da mulher, com esta idade não tenho nada. Até porque, ao contrário dos meus irmãos, nunca estudei fora, não tendo nada para levar para a minha futura casa. Sem perspectivas ainda de casa/casamento, ou lá o que seja, eu e Ele decidimos então que aos bocadinhos devíamos começar a comprar coisas para uma futura casa, simplesmente para não doer tanto na conta bancária quando o momento chegar. As vantagens de não ter enxoval? Ele adora participar em tudo e escolher coisas, por isso nem tudo é mau de não se ter sequer um prato.

A nossa saga começou então este fim-de-semana, quando pela primeira vez decidimos olhar atentamente para preços, qualidade e os nossos gostos, no que toca a pratos. Porquê pratos? Perguntam vocês, simples, porque o Continente está em promoção com todas as louças e na passagem por uma dessas grandes superfícies vi um conjunto que me agradou. Lá fomos nós, no domingo, com intuito de ver pratos, mas nunca imaginei que fosse perder tanto tempo apenas a ver pratos! Iniciamos a nossa saga por onde tinha visto o primeiro conjunto, o único de toda a loja que nos agradou e com o preço mais acessível. Não tinha rococós, não tinha cores exorbitantes e era simples, sem aflorados, cortes esquisitos e eram do tamanho certo. Até aqui tudo bem, achava eu, o problema começou quando começamos a ver noutras lojas mil e um tipos de pratos. Quadrados, redondos, ovais, rectangulares. Verdes, amarelos e pretos. Com flores, riscas, galinhas e vacas, gatos, letras chinesas e até pratos quase iguais ao primeiro enxoval da minha mãe (há quase 45 anos atrás). Pratos desde 1,25€ até aos 22€ por peça! E até pratos pesadíssimos, pratos leves e aqueles no ponto perfeito do peso. Nunca na minha vida me tinha passado pela cabeça que existia uma variedade tão grande de pratos! Começamos então a entrar e a sair de lojas, fazer contas à vida, não apenas financeiramente mas também do número de peças que seriam obrigatórias (isto de ter famílias grandes não é nada favorável nestes momentos!). Ai coração! Pequenas pontadinhas de dor surgiam cada vez que fazíamos contas aos que mais gostávamos, aos que precisávamos de levar e aos mais práticos. Nossa senhora, tanto dinheiro em pratos! Pensamento frequente ao longo do dia. Percorremos todas as lojas, desde a famosa loja sueca até à loja mais barata que possam imaginar. Depois de uma saga de quase quatro horas, sentamo-nos, lanchamos e acabamos por optar por um conjunto económico e que no fundo tinha sido até ao momento o que mais nos tinha agrado depois de todas as regras que eu e Ele implementamos na procura de pratos. Não gosto de quadrados, referia eu, Não gosto desses com textura, dizia Ele. Não gosto de pretos, afirmava eu enquanto Ele tentava imaginar uma mistura de pretos e brancos, Mas fica bem em conjunto!, a minha racionalidade e prática começaram a funcionar a alta velocidade, Olha lá, mas achas que vais andar a fazer conjuntos a vida toda? E no dia-a-dia? Recuso-me a comer sopa de uma tigela preta. 

Ao fim das quatro horas, já estava enjoada de pratos e Ele só comentava como é que eu iria aguentar todo este processo de criação de um enxoval, ao que respondia animadamente Se for uma coisa por dia, aguento muito bem!, sim, valha-me a paciência dele para compras que a minha é realmente muito reduzida. Ainda assim valeu a pena, viemos com pratos para toda a família (próxima, vá, mas que só aí já são 12 pessoas) e no fundo ficamos contentes. Não tinham sido os primeiros que vimos, mas a relação qualidade-preço era melhor até do que a do IKEA. Eu fiquei contente, principalmente por vir embora, com pratos escolhidos! À noite, já em minha casa, Ele decide abrir caixa a caixa, ver prato a prato se algum tem defeito, ainda argumentei referindo que as senhoras da caixa o tinham feito, mas não serviu de casa Quero ter a certeza de que estão perfeitos!, lá o deixei ver os pratos rezando para que não partisse nenhum.

 

Pratos para o enxoval: CHECK!

17 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec