Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

29
Mar16

A necessidade de se ser visto na Blogosfera!

(Imagem retirada daqui)

 

Este mundo da Blogosfera é uma espécie de multiculturas e os mais diversos tipos de pensamentos e ideais estão por aqui espalhados. Quando cá se entra, a diferença de uma rua e a Blogosfera, é que neste mundo virtual conseguimos ler os pensamentos uns dos outros, enquanto que na rua, senão o verbalizarmos oralmente, apenas podemos criar suposições sobre as ideias e ideais de quem por nós passa.

Quando cá cheguei (há quase oito anos atrás) não sabia o que esperar deste mundo virtual, simplesmente não lhe conhecia a sua essência e nem um objectivo concreto tinha quando cá apareci. Era uma miúda, como continuo a ser, e a única razão que me fazia vir aqui era escrever porque simplesmente me apetecia. Podia escrever sobre o meu dia, sobre os meus amigos, sobre pensamentos que não eram partilhados com mais ninguém ou sobre livros, ou até aquele bolo que comi na esquina da escola que era maravilhoso. Ao fim de tantos anos aqui poder-se-ia dizer que agora que cresci tenho um objectivo para com este blog, mas a verdade, essa, é que não tenho nenhum objectivo para este espaço. Como dizia aqui há tempos, aqui sou simplesmente a Just Smile e é assim que quero ser. É um simples acréscimo de mim e um local que me faz sentir em casa, sempre o fez, mesmo nos seus primórdios quando ninguém me lia, ninguém me comentava e que durante anos nem a comentários me dignava a responder. Não me importava minimamente, porquê? Porque não me importava de ser lida ou não, seguia alguns blogs mas nunca com o intuito de me seguirem de volta e se me comentavam, não ia a correr comentar o blog dessa pessoa. Simplesmente vinha cá para estar em casa e achava que todos os escritores deste mundo virtual também eram assim.

Hoje deparo-me com uma nova realidade, a necessidade de se ser visto na Blogosfera, a necessidade de se estar em destaque, a necessidade de se ter subscritores, a necessidade de se ter comentários e até publicidade. Ora bem, isso cria-me uma certa espécime aqui no cérebro. Achava que quem cria um blog cria para si, por vários tipos de necessidades, mas que não andaria a 'choramingar' o facto de não ter concretizadas nenhuma das necessidades supracitadas. Não podia estar mais enganada, hoje são recorrentes os blogs que aparecem e desaparecem porque se queixam de não serem valorizados, recorrentes são as queixas de não surgirem destaques e ainda mais recorrentes de não terem comentários e/ou subscritores. E agora questiono-me, qual será então o objectivo de se ter um blog? Será apenas para se ser visto e comentado a toda a hora? Será apenas para se terem 1500 visualizações? Será para se estar constantemente em destaque?

Cada vez mais acredito e cada vez mais reforço a minha ideia, os melhores blogs são aqueles que são escritos para nós próprios. São aqueles blogs em que a pessoa deixa um pedaço de si sem se preocupar com o ser visto ou não. Há imensos blogs que sigo que têm pouquíssimos seguidores e comentadores, eu própria leio muitos posts e não comento, mas vou lá. Assim como sei que fazem exactamente o mesmo comigo, sei que por cá passam mas não comentam e isso não me influência rigorosamente nada. Não é o estar em destaque que faz um blog, não é o número de pessoas que o vêem ou que o seguem, mas sim quem o escreve. A grandeza de um blog vem de quem faz parte dele, nada mais. E isso sim, é ter um bom blog.

Podem estar a pensar 'só falsos moralismos para quem já esteve nos destaques tantas vezes' ou até 'só diz isso quem tem muitos seguidores', pois garanto-vos que não é por isso que o falo. Tive o meu primeiro destaque em Dezembro de 2008, mais de meio ano estive por aqui com poucas visualizações e quase sem comentários, mas esse destaque não mudou em nada este espaço. As grandes visualizações não vieram dos destaques, nem aumentou o número de seguidores, isso foi algo que foi acontecendo gradualmente e ao fim de tantos anos continuo a não ter muitos comentários (com raras excepções), ao fim de tantos anos não tenho assim tantos destaques e ao fim de tanto anos o número de subscritores deve fazer referência aos muitos que também já não estão por estas bandas. Ou seja? Os números não me dizem nada, apenas saber que nem que seja uma pessoa que me lê neste mundo virtual já faz o meu dia e isso basta-me. Basta-me uma pessoa e eu ser a Just Smile.

O mundo dos blogs é assim, existem milhares de anónimos por estes lados que se calhar nunca virão a ter um destaque, milhares de blogs que nem comentários têm. Mas há sempre uma constante, enquanto este espaço nos fizer bem e viermos com o objectivo de apenas sermos nós, este mundo fará sempre sentido, mesmo sem precisarmos de ser vistos em grande plano.

13 comentários

  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    29.03.16

    Ora nem mais! Parece que quando se fala em blog se fala em publicidade, pelo amor da santa! Vamos lá separar as coisas, eu quero é continuar a ler as pessoas, não publicidades, para isso vejo televisão :P
    Gostei tanto das tuas palavras!
  • Imagem de perfil

    Mula

    29.03.16

    São poucos os blogs como os nossos - pelo amor à escrita, pelo desprendimento de estatuto - mas felizmente que ainda os há. Claro que os destaques vêm sempre bem vindos, patrocínios também - irra, que estou sempre a pedir cápsulas de café, e ninguém as envia xD - mas isso são puros acessórios, e se há coisa que eu não sou é corrupta. Acho que no dia que as pessoas compreenderem o que é verdadeiramente um blog, vão viver e escrever de modo mais feliz. Já bastam as pressões do dia-a-dia, para ainda escrever sob pressão.
  • Imagem de perfil

    Magda L Pais

    29.03.16

    já eu ando sempre a candidatar-me a livros... manias...
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    29.03.16

    Ainda não me candidatei, mas se calhar um dia destes faço-o :P
  • Imagem de perfil

    Magda L Pais

    29.03.16

    bem merecíamos... 
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    29.03.16

    Ao dinheiro que já demos às editoras e livrarias acredita que mereciamos :P
  • Imagem de perfil

    Magda L Pais

    29.03.16

    eu cá não tenho qualquer dúvida
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    29.03.16

    Será que podemos enviar uma carta com esse tipo de argumentação?
  • Imagem de perfil

    Magda L Pais

    29.03.16

    excelente ideia! 
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    29.03.16

    Somos capazes de ser corridas a pontapé :P
  • Imagem de perfil

    Mula

    29.03.16

    Ameacem com greve - falsa claro, mas eles não precisam de saber - que não compram mais livros daquela editora se eles não vos patrocinarem...
    Imaginem todos os livros do mundo na vossa estante sem gastarem mais um cêntimo que fosse! E quando eu estalar os dedos, voltam à vida real, em... 3...2...1...! ahahahahaha
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    29.03.16

    Oh que tristeza! O sonho era muito mais giro :D
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Inspiração do Mês

    Sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Segue-me ainda em...


    Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

    Nas páginas de...

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
    hide

    Parcerias

    Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec