A Leitura e a memória
(Imagem retirada da Internet)
Aqui há uns tempos li uma notícia de que a 'leitura protege o cérebro e preserva a memória'. Indica o estudo de que a actividade cognitiva ao longo da vida faz com que o declínio intelectual seja menor com o envelhecimento "Acreditamos que um estilo de vida ativo ao nível da capacidade intelectual é bom para a capacidade cognitiva e para a saúde do cérebro durante o envelhecimento", esta parece ser a receita ideal para um envelhecimento activo e saudável.
Quem me lê aqui pensa que estou no caminho certo para ser uma velhinha com um cérebro de uma rapariga de 20 anos, afinal ler leio e bastante, gosto de palavras cruzadas e escrever também faz parte do meu quotidiano e da minha melhor forma de expressão. Mas quem me conhece sabe que sou terrivelmente esquecida, distraída e que só não me esqueço da cabeça porque ela está agarrada. Aos 24 anos sou a pessoa que tem alarmes no telemóvel para tomar medicações, a pessoa da agenda em papel que escreve tudo e mais alguma coisa e que anda sempre com um bloco de notas na carteira e post-its espalhados por todo o lado.
A resposta da minha irmã e d'Ele a esta notícia? "há que haver a excepção para confirmar a regra", depois deste estudo eu admito, sou definitivamente a excepção.