A Just e as lojas dos Chineses
(Imagem de Just Smile)
Não sou grande apologista das lojas dos Chineses, evito ao máximo lá colocar os pés. São lojas super abarrotadas de coisas e tenho a sensação que se der um passo em falso vou ter um enorme prejuízo. Não gosto do cheiro a plástico que caracteriza estas lojas e nem gosto do facto de não pagarem impostos como o resto do mundo. Isto para não falar nos produtos que duram dois dias e que são mesmo Chineses, é que nem é preciso explicar a expressão 'Foi feito pelos Chineses de certeza'. Mas há situações em que é inevitável lá entrar, hoje teve de ser um desses dias. Andava à procura de frascos de bolinhas de sabão para as crianças (que permite trabalhar os músculos do rosto) e onde mais poderia eu encontrar, senão numa loja dos Chineses? Aproveitei a minha hora de almoço e fui dar um passeio pela cidade para encontrar o tal produto.
Entrei numa loja em que, para não ter de andar a procurar no meio de mil e um corredores e milhões de objectos, perguntei se tinham frascos de fazer bolinhas de sabão. A 'simpatia' de tais pessoas assustou-me, não me responderam ao 'Boa tarde', fizeram praticamente de conta que não ouviram a minha questão, ficaram a falar em mandarim à minha frente e quando achei que estava a mais e ia virar costas finalmente me deram atenção. Não tinham o produto, mas nem deram conta que já me estava a ir embora e continuaram a falar como se tivesse entrado num armazém privado e que estava a invadir a privacidade de alguém.
Apesar da situação sórdida continuei a minha busca. Loja dos chineses número 2: Entro, já nem perguntei nada e dirigi-me aos corredores. Depois de algumas voltas, lá encontrei o que queria, pego e levo para a caixa. Mais uma vez sem resposta ao 'Boa tarde', foi logo 'São X €', nem obrigada nem nada e nem o recibo vi! Arre que gente mais mal-educada! Senti que os estava a incomodar ao fazer compras e que me estavam a fazer um verdadeiro favor e ainda comecei a pensar nas minhas experiências em lojas dos chineses. A verdade é que do ponto de vista simpatia é simplesmente HORRÍVEL! Odeio gente antipática que está a fazer o seu trabalho e que nos dá a sensação de que os incomodamos e é isso que sinto cada vez que entro numa loja dos Chineses. Sei que os preços são baratos, que a qualidade é péssima e que tem mil e um senãos, para além de não gostar, mas neste tipo de situações acaba por ser inevitável não frequentar uma loja dos Chineses que é conhecida por ter todo o tipo de coisas estranhas e fora de moda.
Vim embora com os frascos das bolinhas de sabão na mão, mas ainda fiquei a matutar o dia todo na falta de simpatia desta gente!