Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

justsmile

02
Jun17

Em que mundo vivemos?

(Imagem retirada daqui)

 

- Sabes qual é o teu problema? Seres demasiado simpática. - disse-me alguém um dia destes.

- Sabes o que me disseram hoje? - questionou-me Ele também um dia destes. - Que tenho de deixar de ser tão cordial.

 

E a minha questão prende-se apenas com um aspecto, desde quando é que ser-se simpático, ser-se educado e cordial é um defeito?

Eu e Ele temos andado envolvidos em mil e quinhentas coisas ao mesmo tempo, trabalho que parece não ter fim, preparativos do casamento que parecem nunca mais desenvolver (ou pelo menos termos paciência para o fazer) e até as obras, já para não referir um problema que tivemos em mãos. Ao desabafar sobre isto ou aquilo, seja na vida pessoal ou na vida profissional, a verdade é que têm comentado que ser demasiado 'cordial' pode ser um defeito. Apesar de ficar, um tanto ou quanto, indignada, eu percebo aonde queriam chegar essas pessoas ao apontarem-nos esse aspecto. Mas o que realmente me preocupa é como é que isso, nos dias que correm, é visto como um problema para a resolução de determinadas situações e de diferentes contextos. 

Desde quando é que ser-se educado é um problema? Questiono-me então, se na selva em que vivemos hoje em dia ser educado é uma raridade, um defeito, um impedimento na resolução de problemas. Será que todos os valores que a minha mãe me ensinou têm de ser descartados e modificados?

Assusta-me viver num mundo em que a educação, a seriedade, a cordialidade e a simpatia podem ser um problema e não uma solução. Mas afinal que mundo é este?

 

P.S.: Verdade seja dita, quando deixamos de ser simpáticos os problemas pareceram resolver-se, tenha sido no meio profissional como no pessoal.

 

19
Abr17

Queridos paizinhos...

(Imagem retirada daqui)

 

Não sou mãe, talvez um dia o venha a ser, talvez não, ainda nem sei muito bem, mas sou profissional de saúde. Sou profissional de saúde, sou educadora e lidei durante algum tempo directamente com vocês, pais. Sei que por uns serei censurada pelo que direi, por outros (talvez aqueles que ainda não são pais) serei apoiada. Acredito que ser pai e mãe seja uma das coisas mais difíceis e, ao mesmo tempo, mais gratificantes da vida. Acredito que também nem sempre seja fácil tomar decisões em prol de um ser tão pequeno, tão frágil e tão dependente de vocês. Sei também que não há um manual que vos ensine a tomar decisões, que vos ensine a educar e até vos indique quais as melhores atitudes perante uma criança. Admito até que ser mãe é uma das coisas que mais me assusta, os receios são muitos e o medo de errar e não fazer bem e não educar é das coisas que mais me deixa de pé atrás quanto ao tema de filhos. E até acredito que todos vocês tenham experiênciado, em algum momento, este tipo de sentimentos e pensamentos. No entanto, tiveram os vossos filhos que sempre acarinharam e tentaram educar. O educar é algo demasiado relativo nos dias que correm, podem ter optado por dizerem mais ou menos vezes 'não', podem ter optado por não ouvirem as suas birras ou terem aprendido a lidar com elas e até podem ter dado tudo o que a criança pediu ou negar-lhe algumas coisas. Ok, isso é a parte da educação, é a vossa parte, a parte que mais vos compete enquanto pais, a parte que é vossa obrigação e a parte em que mais margem de manobra têm. Acredito também que os meninos que fizeram birras em hotéis sejam um orgulho e aqueles que nada fizeram uns coitados, mas volto a referir, isso faz parte da educação e dos ideais passados aos vossos filhos. A educação, mais do que nunca, é um tema subjectivo. Mas há algo que até as vossas crianças terem 18 anos que não é, nem nunca será, subjectivo, a saúde delas.

Enquanto pais tendes de educar, ensinar, preparar o futuro dos vossos filhos, mas também cuidar. Ensinar a cuidar de si próprios, a prevenirem doenças, a terem os devidos cuidados de higiene e afins. Mas se os pais falham em algo tão importante como a prevenção, os cuidados de saúde, como será a vida dessa criança? Lembrem-se, a criança nunca desejou nascer, mas vocês desejaram que ela nascesse, e com isso vem a responsabilidade de a proteger, cuidar, amar e educar. E há coisas tão básicas para a prevenção na saúde como as vacinas. Sim, as vacinas, os vírus que introduzimos intencionalmente nos vossos filhos, os vírus que irão preparar o corpo para possíveis ataques do mesmo vírus. Isso não deveria ser uma parte da vossa educação, ensinar o vosso filho a escolher pelo caminho sem prevenção, deveria ser uma obrigação ensinar o que é correcto, protegê-lo daquilo que pode ser protegido. Ensinem o que quiserem, mas não sejam anti-vacinas para com um ser que ainda não tem escolha, deixem-no escolher quando for grande e quando houver necessidade para isso, mas enquanto bebé simplesmente protejam-no. Já sei que há campanhas que dizem que a vacinação em idade infantil pode provocar autismo e outras síndromes, mas informem-se melhor do que aquilo que é um rumor. Não há estudos suficientes que defendam essa teoria, nem casos suficientes para ligar uma relação entre ambas as coisas. Não sejam anti-vacinas para com os vossos filhos, vocês certamente foram vacinados em crianças para vos protegerem, não deixem agora os vossos filhos desprotegidos em pleno século XXI. Não carreguem o peso de um dia as coisas correrem mal, como agora aconteceu, e terem de levar com a culpa o resto da vida. É sempre melhor pensar que fizeram o que podiam do que pensar ' falhei, eu não protegi, não fiz tudo o que podia

As vacinas existem para nos protegermos, umas mais essenciais que outras, mas se há doenças quase erradicadas é por alguma razão.

Sejam pais, não defensores de teorias.

 

07
Jan16

O telemarking transforma-me numa mal-educada!

 

(Imagem retirada da Internet)

 

Não sou mal-educada. A minha mãe deu-me boa educação e evito ao máximo ser desagradável, principalmente com pessoas que fazem apenas o seu trabalho, mas às vezes perco a paciência! Há uns tempos dei um 'raspanete' ao Banco Totta que passava a vida a ligar-me e que a senhora que me ligava era super desagradável. Há cerca de um mês passei-me com as ofertas de Seguro de Saúde que só desistiram de me vender o produto ao fim de mais de cinco chamadas e de eu me lhes ter dito que era publicidade abusiva. Hoje ligam-me mais uma vez, mas desta vez da suposta Vodafone. Ligam-me duas vezes e ambas as vezes desligam-me a chamada, à terceira finalmente alguém fala.

 

- Blá blá blá era para dar a conhecer a nossa oferta de fibra. - um ruído de fundo ensurdecedor, mas lá falava o homem.

- Obrigada, mas não estou interessada, estou fidelizada e fechei à pouco contrato com outra empresa. - até aqui simpática o quanto baste.

- Ah! Mas deixe-me confirmar o seu código-postar. - já se ouviam as teclas ao fundo.

- Obrigada, mas volto a dizer que estou fidelizada.

- Mora na 4****, certo? - e lá continuava ele a bater nas teclas.

- Olhe, desculpe, mas está a ouvir-me? - a minha paciência já estava no limiar.

- Sim, mas é esta a morada?

- Olhe! Não quero ser mal-educada, mas já lhe disse que estou fidelizada e não preciso de saber de outras propostas. - odeio que façam de conta que não me ouçam e neste ponto a paciência já tinha acabado.

- Pronto está bem e diga-me, qual o seu tarifário de telemóvel. - respirei fundo e respondi.

- Yorn X.

- Estaria interessada em 5000 minutos de chamadas grátis para outras redes, com 200 mb de internet e 2000 mensagens para outras redes grátis, por Z€? - Aqui parei, processei a informação e depois respondi.

- Não estou a perceber, o meu tarifário não é esse, mas com mais internet? -  ele hesitou e perguntei - Mas isto é da empresa vodafone?

- Ah, mas é claro.

- Mas da vodafone, empresa mesmo? - E puff, não se fez chocapic, mas o homem desligou-me a chamada.

 

Não gosto de ser mal-educada, mas parece que às vezes eles pedem respostas parvas para perguntas parvas e desligo a chamada, irritada e até com pena de quem lá trabalha. Mas falta de educação, tem como resposta falta de educação.

Tenho sido só eu que nos últimos meses recebo este tipo de chamadas 'espetaculares' com ofertas estranhas?

Inspiração da Semana

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)
Revista Inominável

Nas páginas de...

2019 Reading Challenge

2019 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal