Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

justsmile

18
Out18

Os próximos passos do Zero Desperdício

(Imagem retirada daqui)

 

       Cada vez mais acredito que o importante é reduzir o nosso lixo, os químicos na nossa vida e os plásticos que nos consomem para dar um futuro melhor a todas as crianças. Tenho-me tornado cada vez mais consciente no que diz respeito a esta temática e cada vez mais quero conseguir alterar os meus hábitos e fazer algo em prol da nossa saúde, do nosso planeta e até da nossa sociedade. Acho que é por isso que vou partilhando com vocês toda esta minha caminhada pelo minimalismo e pelo Zero Desperdício, esta necessidade de fazer pontos de situação, de coisas que ainda quero mudar e até pedidos de auxílio para quem percebe mais da coisa. Não sou uma extremista, não deixo de comprar algumas coisas apenas porque têm plástico e até ainda não me tornei grande adepta de produtos de limpeza caseiros, mas quero caminhar por essa estrada e ir mudando comportamentos.

   Em Fevereiro tinha alguns objectivos no que dizia respeito ao Zero Desperdício, mas com o tempo fui compreendendo que alguns ainda não eram para mim. Ainda não consegui abdicar dos lenços de papel (faz-me ainda alguma confusão os lenços de pano) e não consegui convencê-lo aos guardanapos de pano (esses queria ainda, num futuro próximo, adquirir lá para casa). Contudo, fui compreendendo que outros comportamentos fui adquirindo e que alguns hábitos foram mudando. Desde esta minha caminhada que já fui capaz de:

     - Substituir as garrafas de água descartáveis por uma garrafa reutilizável, a saga não foi fácil e tive de perder o amor ao meu rico dinheiro, mas a verdade é que foi uma boa opção e deixei de ter garrafas descartáveis lá por casa.

     - Discos reutilizáveis, optei pelos discos de tecido de algodão da Maria Reduz e estou bastante satisfeita. Tenho apenas oito no armário e têm sido mais que suficientes para à noite passar a água micelar no rosto.

     - Recuso sacos em quase todos os lados, tirando os sacos de papel grandes e por uma razão, são os sacos que reutilizo para a reciclagem do papel e assim faço uma reciclagem correcta e sem desperdícios ou necessidade de comprar seja o que for. A verdade é que à primeira as pessoas estranham quando dizemos que não queremos sacos, mas depois aceitam e já sorriem quando nos vêem.

   - Uso os sacos reutilizáveis para comprar os legumes e frutas e não tenho tido problemas, também produto da Maria Reduz, mas vamos dizer a verdade, compro a uma senhora de venda ambulante que vende produtos de agricultores da terra. Noutros locais ainda não experimentei e não sei como será a 'aversão' aos sacos reutilizáveis.

    - Deixei o guardanapo de papel para o lanche, mais um produto Maria Reduz e que me tem dado imenso jeito. Uso o wrap para o meu pão e que o mantém fresco e muito saboroso sem desperdício.

    - Embalagens de vidro, não só têm conservado os alimentos e as refeições sem sabor como ficam sempre com um aspecto fantástico (tirando aquele que lasquei ao tirar da máquina da louça). São mais pesados para transportar, mas não acho que sejam suficientemente pesados para os colocar totalmente de lado e por isso lá em casa desistimos de tupperwares de plástico, os de vidro são a nossa preferência.

   Mas ainda há umas quantas coisas que quero fazer lá em casa e para isso também preciso da vossa ajuda. O próximo passo é:

    - De forma gradual, mudar os produtos químicos de limpeza para os naturais, mas como o faço? No outro dia utilizei uma embalagem vazia de limpa-vidros e enchi com um terço de vinagre de vinho branco e o resto com água e limpei os vidros, mas ainda assim não me retirou as manchas na cabine de duche. E para limpar as bancadas da cozinha, o que posso usar?

   - Produzir biscoitos caseiros para o lanche. A meio da manhã como sempre uma peça de fruta e algumas bolachas de água e sal. Primeiro: estou cansada das bolachas de água e sal; segundo: não há muitas opções de bolachas deliciosas sem lactose; assim, o que queria mesmo era começar a fazer as minhas bolachas em casa, na minha amiga Yammi, mas ainda não consegui encaixar no meu horário o momento para fazer biscoitos.

    - Fazer sumo caseiro/iogurtes, cansei-me dos iogurtes sem lactose (outra vez) e sinto falta do momento de iogurte natural com frutos secos ou até do meu sumo a acompanhar o lanche da tarde, mas tenho optado por cortar nos açúcares e por isso em casa já nem tenho destes produtos. Mais uma vez, o que adorava, era começar a fazer os meus produtos em casa na Yammi, mas raios que o tempo escapa-me por entre os dedos e entre sofá e cozinhar, tenho optado pelo sofá que tem sido uma opção tão rara.

      - Encontrar uma solução ecológica para congelar legumes. Quando compro legumes opto por os lavar, cortar e congelar, assim é fácil de fazer refeições ricas em legumes e sem desperdiçar seja o que for, o problema são os sacos. Adoro os herméticos do IKEA, mas não os consigo reutilizar e tem-me causado impressão o número de sacos que deito ao lixo. Sugestões???

    Eu sei que a caminhada é longa, mas já muita coisa mudou desde Janeiro deste ano em que comecei a compreender o conceito. Aos poucos tenho conseguido ser uma pessoa mais ecológica e espero que essa caminhada continue, mas hoje? Hoje preciso da vossa ajuda e conselhos para conseguir alterar estes hábitos que serão os meus próximos passos no mundo do Zero Desperdício.

 

08
Jun18

Mais que Reciclar, É Preciso Reduzir!

(Imagem retirada daqui)

 

      Durante muito tempo achei que fazia a minha parte no que dizia respeito ao meio ambiente. Sempre fiz a reciclagem, sempre fiz a compostagem e até sempre tentei reutilizar o máximo possível de coisas até as ter de enviar para o lixo. Sempre considerei que a reciclagem, aquilo que durante os anos escolares nos tentaram incutir, era o caminho para um mundo mais saudável, com menos lixo e com menos desperdício. No entanto, nas últimas notícias parece que me enganei redondamente. O alarme em volta do plástico tem sido tão grande que decidi pesquisar, afinal se eu enviava todo o plástico para a reciclagem como era possível haver tanto plástico espalhado pelos oceanos e pelas praias? Ingenuamente, sempre considerei que a reciclagem seria a solução para todos os problemas, até ter aprendido que afinal grande parte dos plásticos não são recicláveis.

       A última premissa abanou totalmente o ser ecológico que tenho dentro de mim. Admito que fiquei verdadeiramente chocada e assustada. Mas então que raio acontece ao plástico que não é reciclável? Mas afinal que ando eu a usar que não é reciclável? Mais do que alguma vez poderia imaginar. Tudo aquilo que sempre me ensinaram sobre ecologia, hoje parece-me insuficiente, parece-me calunioso e extremamente incompleto. Desde pequena que me diziam que reciclar era ajudar o ambiente, que reciclar era o mais importante, mas nunca me disseram que grande parte do lixo que envio para a reciclagem não é realmente reciclável e que quando não o é ou vai parar a aterros ou ao oceano. Fiquei parva com as inúmeras coisas que uso no dia-a-dia e que envio para a reciclagem e que de nada serve. Cada vez mais tenho a consciência que é necessário reciclar, mas mais do que isso é necessário reduzir.

      Não sei se serei a única ignorante sobre estas coisas, mas desde que me dediquei um bocadinho ao Zero Desperdício que tenho vindo a pesquisar mais e mais sobre o assunto. Não me quero tornar numa extremista, mas quero realmente ajudar o ambiente e diminuir a minha pegada ecológica, sinto-me responsável pelo lixo que faço e cada vez mais tenho noção disso. Quero ajudar o ambiente, mantendo uma vida confortável, mas consciente e com informação, o que acho que acaba por faltar a muita gente. Se só agora que me dediquei a pesquisas sobre o assunto aprendi inúmeras coisas, imagino as pessoas que passaram por ignorantes (como eu) mesmo querendo ajudar o ambiente. Este último fim-de-semana foi também um grande abrir de olhos para mim, começamos a arrumar o enxoval e a lavar as louças que adquirimos ao longo dos últimos anos (altura em que ainda não me tinha consciencializado para este tipo de acções e situações) e fiquei assustada com a quantidade de papel e plástico que tenho para reciclar que envolvia todos os materiais. Tenho no meio da minha cozinha uma caixa enorme que transportou as nossas cadeiras cheia de papel e outro saco gigante com os plásticos de todas as embalagens. É realmente assustadora a quantidade de lixo que produzimos de forma inconsciente.

      Nesta minha saga de pesquisas sobre como diminuir o plástico e ter consciência sobre o plástico que não é reciclável aprendi que ainda tenho um longo caminho a percorrer. Já recuso os sacos, já reutilizo há anos as garrafas de água, utilizo fósforos e raramente utilizo palhinhas. Contudo, nestas mudanças de casa e nestas novas aprendizagem aprendi que preciso de encontrar alternativas aos discos de algodão, às cotonetes de plástico, às palhinhas e às esponjas da louça. Claro que não vou mudar da noite para o dia, é óbvio que não posso gastar enormes quantias de dinheiro de uma só vez e é claro que não vou desperdiçar o que ainda tenho em stock, mas a verdade é que nunca mais quero comprar estes produtos de forma descartável. São produtos que não são recicláveis e que facilmente vão parar a aterros ou aos oceanos e se posso evitar contribuir para essa quantidade de lixo absurdo, prefiro fazê-lo. É verdade que só até à pouco tempo descobri o perigo destes materiais, mas quero mudar assim que possível, sinto essa necessidade. A minha saga pelo Zero Desperdício e pela diminuição do plástico está apenas no início, sinto que esta irá ser uma longa caminhada. Mais do que reciclar, precisamos de reduzir.

14
Nov14

O meu blog é neutro em CO2 II

Lembram-se deste post? Pois é, hoje recebi o seguinte email:

 

'Olá Just Smile, tudo bem?

O que acha de começar o dia com uma bela notícia? É grande felicidade que venho anunciar que conseguimos completar nosso desafio. Com essa conquista, o Gesto Verde se despede de todos que nos ajudaram a dar vida à campanha. Assim, infelizmente pedimos para que você retire do seu site nosso selo, pois não daremos continuidade a campanha.

Hoje, batemos no peito com gratidão ao dizer que conseguimos exatamente 1429 participantes, e que graças a você e todos os outros, conseguimos dar vida a uma das mais renomeadas campanhas em pról do meio ambiente já criada pela internet, o Gesto Verde. Por isso, devemos agradecer muito a você Just por ter ajudado a sustentar nossa campanha e nossos valores.

Foram mais de dois anos lutando contra a emissão de CO2 lançados pelos servidores que mantêm as páginas  da web no ar, e felizmente conseguimos neutralizar uma grande quantidade plantando árvores em nossa Floresta para cada participante que aderia a campanha.

Mesmo sem o Gesto Verde, gostaríamos que você não deixasse de ajudar o nosso planeta. Faça sempre o possível para que, a cada dia que acordarmos, tenhamos mais um dia de vida no futuro.

Muito obrigado Just por ter feito parte da nossa história. Nós e o nosso planeta seremos eternamente gratos à você.

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” - Antoine Lavoisier'

 

Digam lá que não é um óptimo motivo para sorrir? Sem sair do meu sofá consegui contribuir para uma óptima causa e tornar o meu blog mais ecológico. Sinto-me tão bem:)

Inspiração da Semana

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)
Revista Inominável

Nas páginas de...

2019 Reading Challenge

2019 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal