'Tá lá?
- Quem fala? - perguntei quando atendi o telemóvel.
- Já nem me conheces? Que rica amiga fui arranjar. - responderam-me do outro lado.
- A.?
- 'Tava a ver que não!
- Oh tempo rapariga! Que é feito de ti? - perguntei com alguma nostalgia.
- É pá, nada de novo. Já sabes como sou, sempre a mesma maluca. - respondeu ela rindo-se.
Já nem me lembrava da última vez que tinha falado com esta maluca e ontem ela decidiu telefonar-me.
- Então e o que há de novo? - questionei.
- É... telefonei-te para dar uma noticia, 'tou grávida!
- O quê??? Não me gozes A.!
- Não 'tou a gozar, juro! Mas pronto, é só para saberes que vais ser 'titi'!
- Tu sabes o que são preservativos? Sabes o que é a pílula? - Claro, como do costume tive de dar a minha lição de moral.
Fiquei parva! Há quase quatro anos que não falava com ela e quando ela me telefona é para dizer que está grávida. Ela tinha sido uma das minhas melhores amigas quando era pequena, daquelas com quem brincamos às casinhas e fazemos piqueniques, daquelas amigas com quem fazemos planos para o resto da vida. Imaginavamo-nos com 30anos e ainda amigas como sempre fomos, mas ela foi para fora do país e só de longe a longe é que trocavamos alguns mails e quando ela vinha aqui à terra (o que era muito raro) é que punhamos a conversa em dia. Tinhamos tantos planos para o futuro...
- E agora o que vais fazer A?
- Vou ter a criança e vou morar para casa do meu namorado, sabes J. não é assim tão mau quanto parece...
- Então e a Universidade?
- Esse sonho já era miga, quando cá cheguei e reprovei duas vezes desisti da ideia só queria era acabar o ensino obrigatório que finalmente acabei.
Estava mesmo incrédula... As coisas mudam mesmo de um momento para o outro e tudo por um descuido não me imagino nem quero imaginar a ser mãe numa altura destas, seria uma irresponsabilidade total e todos os meus sonhos estariam terminados.
Estivemos duas horas ao telemóvel a falar de tudo, e no final da conversa até acabei por aceitar a ideia, mas também não me restavam muitas alternativas. Vou mesmo ser 'Titi' como ela disse. Desejei-lhe toda a sorte do mundo e espero que ela seja muito feliz pois bem merece.