Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

25
Jun09

Entre Bugios e Mourisqueiros

(Imagem retirada da Internet)

 

Bem, parece que até sairem as notas dos exames estou com umas 'pseudo-férias' pelo menos até domingo ao final da tarde. Os exames não correram mal de todo mas não quero criar muitas expectativas que é para não me desiludir. Quanto à possível explosão ela ainda paira no ar, no entanto prefiro manter a minha mente bem longe desse assunto, quero aproveitar estes diazinhos para aproveitar a sair e divertir-me e desde terça à tarde que não tenho feito outra coisa. Tenho tentado aproveitar bem a minha liberdade, pois para a semana já sei que não posso sair de quatro paredes. Enfim... tenho aproveitado a minha liberdade enquanto posso.

O meu S. João foi como o do ano passado e de todos os outros anos anteriores, entre Bugios e Mourisqueiros passei o meu dia 24, no meio de tradições que adoro e admiro por ainda se manterem vivas e pela primeira vez levei o meu namorado a ver uma vez que de tradicional não tem nada. Sei que talvez adore o São João de Sobrado porque desde que nasci convivo com o espirito dos Bugios e dos Mourisqueiros, o meu pai, como homem sobradense que é, faz questão de todos os anos fazer parte das tradições, assim como toda a minha familia paterna, talvez assim tenha nascido o meu gosto por esta festa. Para quem não conhece (o que será 99% das pessoas que pelo meu cantinho passam), o São João de Sobrado é uma tradição já muito antiga e reza a lenda que a filha do rei dos Mourisqueiros

(Mourisqueiros, imagem retirada da Internet)

adoeceu gravemente e então o rei ouviu falar de um santo que pertencia aos Bugios e que fazia milagres, o rei dos Mourisqueiros decidiu então pedir o santo emprestado para poder curar a menina, assim que curada o rei percebeu o quanto poderoso era o santo e então decidiu rouba-lo, os Bugios não gostaram e então prenderam no seu castelo o rei dos Mourisqueiros, com advogados para os ajudar e outras tantas coisas decidiu-se que os Mourisqueiros eram as vitimas e então que o rei dos Bugios deveria ser preso, numa cena comovente duas crianças se despedem do rei que estava preso pelos Mourisqueiros, no entanto os Bugios não eram a batalha como perdida e com uma 'serpente' gigante e com o barulho dos seus guizos assustaram os Mourisqueiros que deixaram o São João para trás. Esta é a versão resumida da história e então logo de manhã a festa começa na freguesia de Sobrado com a dança dos Bugios, cheia de música, alegria e cores.

Bugiada,dança dos bugios-Sobrado-Valongo por RobertoMoreira.

(Imagem retirada da Internet de Roberto Moreira)

Durante a tarde existe também a dança do cego, onde este descobre que a sua esposa tem um amante e então ai a coisa fica negra, é uma tradição onde a roupa branca não é aconselhada pois sapatos e panos cheios de lama voam pelo ar, mas é uma tradição que toda a gente gosta e pela qual todos os sobradenses são loucos. O dia só acaba quando a 'serpente' milagrosa surge, e então a música para, os Mourisqueiros e os Bugios desarparecem da rua e só as pessoas esperam pelo fogo. E assim termina mais um S. João, com certeza que para o ano há mais uma Bugiada.

 

P.S.: Obrigada a todos vocês pelo apoio que me têm dado, inconscientemente têm-me ajudado muito.

5 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec