12 meses, 12 receitas vegetarianas #5
(Imagem de Just Smile)
Quando tenho de fazer algo rápido para levar no dia seguinte para o almoço, acabo sempre por optar por comida vegetariana. Há dias em que não tenho muito tempo para a preparação da refeição e o ideal é existirem no congelador algumas opções rápidas, que não exijam muita preparação nem muito tempo para confeccionar e cozer. Normalmente tenho sempre frascos de grão de bico, de feijão preto e frade já cozinhados. Não compro ao kg para demolhar porque não tenho espaço para os armazenar, o congelador está sempre cheio de legumes e é-me impossível encontrar espaço, e a vantagem é que este tipo de frascos (opto por frascos de vidro) são recicláveis ou até reutilizáveis e não tenho de me preocupar em verificar se tenho estas leguminosas demolhadas ou se tenho tempo para as cozer, pois já vêm preparadas. Há dias, num desses dias corridos em que pouco tempo tenho para fazer seja o que for e em que o jantar iriam ser restos de uma outra refeição, fiz este prato que prometi a mim mesma que iria repetir.
Ingredientes:
- 1/2 frasco de grão de bico (400g);
- 1 tomate partido em pedaços;
- 1/2 cenoura partida às rodelas;
- 1/4 de couve-flor partida;
- 1/2 cebola partida às rodelas;
- 1 colher de azeite;
- 1/2 embalagem de Croquetes de Espinafres do Continente (são tão, mas tão bons!).
Modo de preparação:
1º Fazer o refogado com a cebola e o azeite.
2º Quando a cebola estiver translúcida adicionar o tomate partido em pedaços e deixar refogar mais um bocadinho.
3º Depois é só adicionar os legumes todos e deixar cozinhar até ficarem no ponto que gostam. Eu gosto deles mais durinhos, adoro senti-los um bocadinho crocantes.
4º Enquanto os legumes cozinham é só dispor os croquetes num tabuleiro e levá-los ao forno a 200º por 10-13 minutos.
Poderia a receita ser ainda mais simples? Talvez, mas a verdade é que não me consigo recordar de algo tão simples e tão rápido. Sei que não é nenhuma receita de génio, que até é bastante básico, mas que para mim me pareceu ideal para aqueles dias que não temos realmente tempo e que não nos apetece optar por refeições de carne ou de peixe. Se tiverem dessas sugestões são sempre bem-vindas!