12 meses, 12 receitas vegetarianas #4
Um dos pratos vegetarianos cá em casa são os hambúrgueres de feijão preto, fiz uma vez há mais de um ano e ao longo do tempo fui aperfeiçoando o prato de acordo com os nossos gostos. Sei que a primeira vez que vi a receita cumpri direitinho as medidas e os ingredientes, mas fui alterando e acredito que agora atingi o ponto mais saboroso destes hambúrgueres e por isso decidi partilhar com vocês a receita, até porque é super fácil de fazer e bastante rápido.
Ingredientes:
- 1 lata grande de feijão preto já cozido (520g);
- 1 cebola grande picada;
- 2 dentes de alho picados;
- 1/2 pimento vermelho picado;
- 1/2 pimento verde picado;
- fatias de queijo (qualquer um da vossa preferência e se desejarem);
- 1 colher de chá de cominhos;
- 1 colher de chá de orégãos;
- 100g pão ralado (eu fiz o meu com pão velho que tinha em casa e acaba sempre por ficar um bocadinho mais grosso, por isso podem necessitar de aumentar as gramas);
- 1 ovo;
- pimenta preta, q.b.
- Pão de hambúrguer;
- Alface;
- Tomate.
Modo de preparação:
1º Deixar o feijão a escorrer bem, depois de o tirar da lata.
2º Numa taça juntar a cebola, o alho e os pimentos, misturar e adicionar o feijão e triturar. Não precisam de triturar muito, basta chegar a uma textura mais espessa, mas com alguns feijões quase inteiros, nós adoramos sentir alguns feijões e que não fique tudo ralado.
3º Adicionar o ovo, o pão ralado e os temperos, cominhos, orégãos e pimenta preta. Misturar tudo muito bem até obterem uma consistência homogénea.
4º Numa forma, com papel vegetal, colocar a massa em forma de discos. Eu faço com a colher e nunca fica com os tamanhos iguais, mas ando a namorar um molde de hambúrgueres, mas garanto que devem ficar igualmente bons.
5º Levar ao forno a 180º por, aproximadamente, 20 minutos. Deverão estar atentos e virar a meio da cozedura. Antes, 5-7 minutos, de terminar a cozedura, se desejarem, colocar uma fatia de queijo para derreter sobre o hambúrguer.
6º Entretanto, em quanto os hambúrgueres cozinham, lavo o tomate e a alface. Corto o tomate em cubos e tempero com um fio de azeite, vinagre balsâmico e com orégãos.
7º Agora é só montarem o vosso hambúrguer como quiserem, com ou sem queijo, com ou sem tomate no meio ou até comerem o vosso hambúrgueres acompanhado por arroz e batatas fritas.
Esta é uma receita bastante fácil, de rápida confecção e que pode ser acompanhada por várias coisas. É claro que podem fritar o hambúrguer em fez de o colocarem no forno, cá em casa é uma preferência e como não gosto de fritar seja o que for tudo vai ao forno, mas fica na mesma saboroso. Estes hambúrgueres fazem sucesso cá em casa e digam-me se fizeram na vossa também!