12 meses, 12 receitas vegetarianas #2
(Imagem de Just Smile)
Este ano já fiz variadíssimas receitas vegetarianas, mas decidi partilhar convosco uma super fácil, rápida e que serve para aproveitar todas as sobras que tenham no frigorífico ou adaptá-la aos vossos gostos. Admito que não segui nenhuma receita, mas simplesmente me lembrei de experimentar fazê-lo e a verdade é que ficou delicioso. É uma receita vegetariana, mas para quem quiser poderá acrescentar restos de carne que tenha no frigorífico ou até de algum tipo de peixe. Vou partilhar convosco o que usei no meu folhado de legumes.
Ingredientes:
- 2 dentes de alho
- azeite;
- 1 de cebola partidas em fatias;
- 1 de cenoura partida às rodelas finas;
- brócolos;
- 2 lata de cogumelos laminados;
- couve-flor;
- polpa de tomate, q.b.;
- 1 batata doce partida aos cubos;
- 3 ovos
- pimenta preta a gosto;
- 1 embalagem de massa folhada redonda.
Modo de preparação:
1º Colocar numa frigideira o alho, a cebola e o azeite e deixar refogar até a cebola ficar translúcida, só depois adicionar a polpa de tomate e misturar bem.
2º Adicionar os legumes já partidos, a couve-flor, os brócolos, os cogumelos e a batata doce. Temperar com a pimenta preta e deixar cozinhar até ficar um bocadinho cozidos. Os legumes não precisam de ficar totalmente cozinhados porque ainda vão ao forno, deixei cozinhar durante 20 minutos no máximo para os brócolos ficarem durinhos e a couve-flor se desfazer pouco;
3º Abrir a massa folhada e colocar em metade os legumes cozinhados, colocar dois ovos crus em cima, fechar a massa folhada com a ajuda de um garfo e pincelar com gema de ovo.
4º Colocar no forno a 160º cerca de 20/25 minutos para ter a certeza que os legumes e os ovos estão bem cozinhados.
Foi uma receita bastante fácil de fazer e bastante rápida, que permitiu aproveitar alguns legumes que já estavam há algum tempo no frigorífico. Dos legumes que cozinhei ainda sobraram bastantes que não cabiam dentro da massa folhada, então aproveitei para o almoço do dia seguinte, bastou cozinhar uma massa para acompanhar e ficou tudo delicioso. Afinal as receitas vegetarianas não são assim tão difíceis. Bom apetite!