10 dias sem facebook
(Imagem retirada da Internet)
É verdade, 10 dias sem facebook, e sabem que mais? Estou viva! Ainda não subi paredes. Ainda não me comecei a arranhar toda e nem morri. É que nem maluquinha estou a ficar. Se sinto falta? Alguma, mas não tanta como poderia imaginar e até o namorado achava que não ia aguentar tanto tempo.
O que sinto falta? De seguir as páginas que tinha o hábito de acompanhar. Sinto falta de falar pelo chat com os amigos mais próximos que agora até me enviam mensagem a perguntar o que se passa comigo. Dar informações a um grande grupo de pessoas (como a minha antiga turma). Sinto falta de conseguir aceder a determinados sites com o login do facebook, em que não tinha de preencher tudo.
Do que não sinto falta? Das fotografias das vidas perfeitas de toda a gente. Não sinto falta de postes ridículos. Nem sinto a falta de ver a refeição de tanta gente. Muito menos de me perder horas a ver todo o tipo de coisas.
No entanto, o facebook tornou-se numa rede social tão alargada e abrangente que se torna complicado no dia-a-dia realizar determinadas tarefas. Se calhar complicado não será a palavra, talvez prático seja mais adaptado à situação. Voltei a ter de usar o telemóvel com mais frequência para comunicar com os amigos. Tenho ido aos próprios sites verificar as novidades em vez de encontrá-las através de um único link. Transmitir informações a muitas pessoas voltou a ser através de email, infelizmente, não tenho a certeza se a mesma chegou a todos ou não.
Apesar das desvantagens que encontrei em não ter a minha conta do facebook activa, encontrei muitas outras vantagens. Tenho passado menos tempo no computador e recorrido a outros sites para obter informações. Voltei à era pré-facebook e acabo por perder menos tempo a ver páginas e fotografias. E de certa forma, tem me sabido muito bem. Não ando a par da vida de ninguém (porque apesar de 90% das pessoas dizer que quando vai ao facebook não vê a vida dos outros, a verdade é que é impossível não se deparar com ela) e eu que não me considerava completamente viciada no facebook, agora percebo que não o era mesmo. Apenas o usava como passatempo e para estas questões mais práticas e esta 'desintoxicação' fez-me ver que até sou pouco dependente do facebook, ao contrário de tanta gente.
Ao fim de 10 dias sinto-me assim, agora vamos ver daqui a 20 dias qual será a sensação.