Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

Qua | 11.10.17

Workshop de Refeições Rápidas

     

IMG_20170930_131900.jpg

      Um dos meus objectivos para 2017 era realizar um workshop de culinária. Queria investir um bocadinho em mim, sem um objectivo profissional, mas simplesmente fazê-lo por mim, por puro prazer. Lembrei-me então que seria em 2017 que iria melhorar as minhas capacidades culinárias. Gosto de cozinhar, mas tenho a plena noção de que não sou nenhuma perita e queria imenso melhorar as minhas competências nessa área. Comer sempre foi algo que me deu prazer, apesar de muita gente achar que não por ser magra, mas sabia que precisava de algo que me levasse a ser mais criativa, mais espontânea e menos tradicional na cozinha. Afinal, a minha vida vai dar uma volta e já não vou ter a mãezinha a cozinhar para mim todos os dias, pois até agora só cozinha pontualmente (bem, agora no último ano, que antes de a minha mãe estar em casa era eu e o meu pai que cozinhávamos em casa).

      Assim, há muito que andava de olho nas ofertas do Work Espaço Criativo no Porto. As ofertas eram sempre atractivas, como cozinha italiana, cozinhar pão, bolos caseiros, refeições tradicionais portuguesas e afins e sempre a preços acessíveis. Com a chegada de Setembro decidi que seria a oportunidade perfeita de aprender algo de novo. Lá me inscrevi no Workshop de três horas e no dia 30 de Setembro fui aprender umas coisinhas novas no Workshop de Receitas Rápidas para o Jantar

page.jpg

      O espaço é bastante atractivo aos olhos, tem um aspecto bastante limpo e organizado, chamando à atenção as grandes mesas de trabalho onde os 'alunos' se sentam. A formadora foi a autora do blog Cinco Quartos de Laranja, que pessoalmente desconhecia, pois não costumo seguir muitos blogs de culinária, mas da qual me tornei fã. De uma simpatia extrema e de uma acessibilidade fantástica, Isabel Zibaia Rafael foi a formadora perfeita para este tipo de iniciativa, dando imensas dicas de preparação de alimentos, de novos produtos e sempre com um sorriso no rosto invejável. Não sendo eu uma expert da culinária, o meu maior receio neste workshop era simplesmente não ter o conhecimento suficiente e necessário para participar, o que definitivamente não aconteceu. O workshop dado pela Isabel foi de uma simplicidade enorme, tentando sempre ter um vocabulário acessível e com uma disposição para dúvidas excelente. A Isabel não só explicava aquilo que nos parecia ser estranho, como se dirigia às nossas bancadas para ver como o processo de culinária estava a correr e se existiam dúvidas. Há medida que o tempo foi passando fui deixando os receios de lado e juntamente com o meu grupo elaboramos duas receitas das sugestões da Isabel.

IMG_20170930_124343.jpg

       Num workshop de culinária o mais importante é a comida, não seria de esperar outra coisa e apesar de ter aprendido a trabalhar com alimentos que desconhecia, a criar combinações que me soavam estranhas e a experimentar novos sabores, a verdade é que também aprendi algumas técnicas que no dia-a-dia me serão úteis. Pequenas coisas que facilitam a vida, como o descascador de pimentos e até tomates, até a fazer todo o tipo de molhos e temperos para os alimentos que dure uma semana. Pequenos truques que diminuem o tempo perdido e que proporcionam uma melhor qualidade de vida, coisa que ando a tentar adquirir nos últimos tempo. As receitas, além de serem todas simples e rápidas, foram todas deliciosas. Depois de todos os grupos terem realizado os pratos propostos, o fim do workshop foi um típico convívio português, todos à volta da mesa. Todos tiveram a oportunidade de experimentar as variadas receitas e de compreender o quão rápido se pode confeccionar o jantar, em vez de cairmos na tentação da fast-food e dos take-away que de saudáveis pouco têm. Saí de lá com um sorriso, com a sensação boa de ter aprendido algo novo (coisa que há muito tempo não acontecia) e de ter investido em algo apenas para mim, para crescer, para melhorar. É sem dúvida um workshop que recomendo, eu até já ando de olho noutro.

        Depois deste workshop ficou o bichinho de novas experiências culinárias que coisa boa! Quem já fez?

 

P.S. Fotografias de Just Smile.

6 comentários

Comentar post